Alfabetização

Fãs,

Ser poeta, cronista, blogueiro, filósofo felino e fofo, não é tão difícil assim… difícil é ser professor! Mais difícil que ser professor é fazer a Christie escrever. Não sei se vocês sabem, mas minha irmã é analfabeta. Tenho ultimamente tentado ensiná-la a escrever uma coisa ou outra, mas ela não aprende. Para isso, andei consultado algumas metodologias, li todos os livros do Paulo Freire de trás pra frente e nada. Como pode isso? Existe alfabetização pra crianças, adultos, mas não há pra gatos! Estou tendo que forjar método borgiano de alfabetização felina.

A grande dificuldade é que gato não escreve com a mão, vide que não temos polegar, gato escreve com o rabo, enrolando-o em volta da caneta. Quando é no teclado do computador ou a gente corta as unhas ou coloca luvinhas pra não arrancar as teclas. O problema é que a Christie vê a caneta e, no lugar de escrever,  quer ficar jogando o objeto de um lado pro outro e correndo atrás! Depois fui ensiná-la a escrever a palavra GATO e ela fez um desenho de um gato e me disse, pra que eu preciso fazer 4 letras se posso fazer só uma? Eu expliquei que um desenho não era uma letra, mas aí fiquei me lembrando das minhas aulas de japonês e pensei: será que é a Christie ou esse tal de português que tá errado?

Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

Eu entregava a caneta pra Christie, mas no lugar de escrever, ela queria ficar brincando de correr atrás

Eu escrevi a palavra gato pra Christie copiar, mas ela disse que sabia escrever e um jeito muito mais fácil e fez um desenho!

5 comentários em “Alfabetização

  1. Borges, você vai precisar de tempo e paciência. Christie ainda é novinha, por isso não leva a sério as aulas de alfabetização. Um dia ela chega lá.
    Beijos

  2. Eu sabia que Christie era tão inteligente e esperta quanto você, Borginho, olha que menina danada!
    Cheia de orgulho do gato da Christie.
    beijos

  3. Vai ver a Christie ainda está presa às origens egípcias. Por isso, prefere fazer desenhos ao invés de letras. Ms vc é inteligente, logo ela estará escrevendo melhor (ou quase) que vc!! 🙂

  4. Borges, o que eu vou te falar seu pai vai te confirmar depois: não existe “língua errada”, assim como não existe “língua difícil”.

    No inicio as pessoas so se comunicavam desenhando. Alguns povos transformaram os desenhos em letras, outros em ideogramas. Alias, o ideograma e meio Robocop: Robocop nao e metade homem, metade maquina? Ideogramas como os orientais sao “metade letra, metade desenho”.

    Quanto a escrever, e como a Sheyla disse. Mas nao se desespere, voce precisa como irmao mais velho passar seguranca e tranquilidade pra nao atrapalhar o aprendizado da Christie. Logo ela vai associar o desenho a letra. Ah, nada de letramento!

Deixar um comentário