Um livro tem um olfato especial. Cada cheiro conta uma história. Abrir o livro e sentir o cheirinho de novo igual quando se abre o saco da ração fresquinha. Abrir o livro velho e sentir o cheiro das casas pelas quais ele andou, saber por quais mãos ele passou. Ler um livro começa muito antes de ler um livro. Ler um livro é tato. Quando papai ou mamãe chegam da rua com um livro novo, colocam sobre a cama. Gosto de passar as minhas almofadinhas sobre ele, sentir a textura da capa e, depois, das páginas. Gosto de esfregar-lhe as têmporas para que eu fique com seu cheiro e ele como o meu. De leve, afio as unhas nas páginas, para que rasguem um bocado e percam a metidez ou qualquer arrogância deixada por algum autor. Redecoro o livro ao meu modo. Então, mordo. Mordo com todo apetite, mas sem estragar. Roo um bocado dos rodapés para deixar-lhes como se fosse minha assinatura. Agora o livro sou eu e eu sou tão livro que já posso começar a ler.
Borges, o gato – @borgesogato
Bravo!!! Bravo!!! Bravo!!!
O livro vira gato. O gato vira livro.
Brilhante Borginho. Vc brilhou!
🙂
Nossa que fascínio pelo livro, eita gatinho culto!!!
E faça um bom proveito do livro do Bob, to doida pra ler..
Lambeijos, branquelo!
Mais um texto poético, leve,sutil e inteligente. Gostoso de Ler! Parabéns 🙂
Awnnnnnnnnnnnn … e vc não é a criatura mais fofa?! …. Amei o video… o texto…. purrrrrfect, como é próprio de um felino tão especial como vc… <3
Fofo! Fofo! Fofo! hahaha
Como a Rosane disse mais um texto gostoso de ler!! Você é um fofo, adorei ver sua carinha 01:00min*–*
Borges, eu adoro tudo o que você escreve, adoro o blog, os memes, as poesias, mas agora você se superou! Que coisa mais linda! Estou imaginando um professor dentro de uma sala de aula, passando o seu vídeo e lendo o texto com os alunos, despertando o interesse deles pela leitura, o amor pelos livros… isso é de uma riqueza imensa! E pode ser trabalhado em qualquer faixa etária! Obrigada, querido, por mais este presente. Beijos da tia.
(Ops! Espero que você não cobre direitos autorais… rs…)
hehehe, tia, claro que não. Seria um prazer imenso saber que professores usam este meu vídeo em sala de aula. Obrigato pelo carinho!
Até eu ajo assim com meus livros, Borges!
Ficou perfeita sua descrição não fosse por uma frase:
“Cada cheiro, conta uma história” que não devia ter a vírgula separando o sujeito do verbo… rsrsrs
Tia NáSilva ensina porque gosta de aprender, viu?
beso
Oi, tia. Vc tem toda razão, saiu na hora de digitar. Nem reparei, obrigado pela correção, são tantos textos que acabam escapando. Vou arrumar um jeito de corrigir.
Corrigi, tia. Muito obrigado por ter a atenção que faltou a mim. <3
Amei!!! Mais uma forma de atingir e disseminar o gosto pela leitura
.