borgespergunta

Borges Pergunta 10

borgespergunta

Olá, fãs! Hoje trago uma curiosidade que muito me intriga: como vocês alimentam os gatinhos de vocês?

Aqui em casa, papai e mamãe trabalham, então geralmente eles deixam a comida que dê para Christie e eu nos alimentarmos mais de uma vez ao dia.  Já o Grey, ele come, como bom rei, em horas certas e quantidades definidas.

E vocês, como fazem?

Já ouvi dizer que deixar a ração o dia todo para a gente comer não é tão bom, mas como fazer se meus pais trabalham? Já ouvi dizer também que essa prática engorda, mas como explicar, então, o fato de o Grey ser mais gordo que eu e Christie, heim?

Depois expliquem melhor isso nos comentários e me contem também como é o comedouro dos gatinhos de vocês, essas coisas….

Obrigato por participar e compartilhar.

Lambeijos!


33 comentários em “Borges Pergunta 10

  1. Se eu não deixo a comida para a Amy o dia todo no pote (encho o pote, dura uns 2 dias), ela começa a comer os saquinhos de plástico da casa…. 😐

  2. Borginho, a ração seca fica disponível o dia todo pros meus dois gatinhos.
    Diariamente (incluindo FDS) a MC (minha gatinha mais nova) me acorda por volta de 5 e meia da manhã para eu colocar um pouco de ração molhada (sachê) pros dois. O CH (gato mais velho) só bebe o caldinho. Pra MC coloco meio pacotinho por dia.
    Os meus dois gatos são umas bolotas de gordinhos!!! Tipo o Grey mesmo… rs
    Vez ou outra rola um petisco ou então um pouquinho de frango cozido e desfiado…
    O comedor deles pra ração seca é um potinho de plástico simples mesmo… Já para o sachê é em um pratinho de sobremesa… rs
    Por falar nisso, já estou com saudade deles!!!
    BJ!

  3. Borges, essa questão já foi um pouco difícil pra mim.
    Tenho um gato adulto e adotei uma gatinha filhote. No começo tentava separar os potes, um com ração de adulto e outro com filhote. Não deu certo.. eles comem em qualquer pote.. são dois. Na embalagem da ração vem dizendo a hora de aumentar a quantidade da comidinha e, desde que meu dato completou 1 ano eu ainda não aumentei a quantidade! Percebi que ele estava satisfeito com a quantidade diária e não aumentei!
    Achei ótimo! Ele fica satisfeito com a quantidade de um gato de 9 meses, acho que assim ele tem menos chances de engordar. Eu também trabalho, então coloco a comidinha pela manhã e a noite. Mas se percebo que eles estão de frescura e demoram pra comer a ração eu não jogo fora! Espero eles comerem pra colocar mais.

  4. Borges, lá em casa, isso é um problema… Penélope anda magrinha, porque o Bóris, gato olho grande e gordinho, come a ração dele e a dela! Já diminuí as porções, mas nada da pança do Bóris diminuir. Acho que vou mudar a estratégia e começar a alimentá-los em horários fixos…

  5. Borginho, aqui em casa o Lin é filho único e tem 2 potes de inox com ração.
    Antigamente, eu pesava toda a ração que eu colocava no potinho. Agora, relaxei, mas não encho o potinho.
    Ele come de pouquinho, várias vezes ao dia.
    E também não está obeso.
    Lambeijos!

  6. Borginho, eu deixo disponível o dia todo, pois meu gatinho, a cada aproximadamente 2 hs come um pouquinho, muito pouquinho, tipo 5 a 10 grãozinhos de ração e por vezes ainda sento próximo ao comedouro e dou uma a uma na boquinha, para incentivá-lo a comer mais já que é idosinho e perdeu peso nos últimos anos, o que o faz comer em torno de 40 grãozinhos de uma vez. Mesmo quando ele era jovem ou com outros gatinhos a ração seca ficava sempre disponível 24hs, a única exceção é para sachê que resseca e fica com cheirinho e obviamente ração. Acho que para gatos, que comem pouco e várias vezes ao dia o ideal é deixar a ração sempre disponível.

    • Ops, correção e obviamente ATUM e não ração que fica com cheirinho e tem que retirar o restinho após paparem.

  7. Ops, correção, … obviamente ATUM, que tem que retirar o restinho após paparem por causa do cheirinho.

  8. Aqui, a Tapioca tem a avó(euzinha) à disposição o dia inteiro pra cuidar dela! Kkkk Ela tem 3 potes plásticos cor de rosa – em um coloco um pouco de ração seca, pq às vezes ela come. Noutro misturo sachê(mais ou menos um saquinho por dia) com ração seca. Essa mistura ofereço aos poucos, no correr do dia. Às vezes, no lugar do sachê é atum no caldo vegetal, pq ela prefere sem óleo. Se não tiver a misturinha, ela não come! 🙁 O outro pote é de água fresca q troco 2 ou 3 vezes por dia. Nunca gostou de leite, mas comia requeijão Catupiry td dia de manhã. Como ficou muito caro, agora é um pouquinho de margarina num pratinho… kkkk E qdo vou cozinhar, uma porçãozinha de carne crua é bem vinda! Kkk Ela não passa muito de 2 kg e tem quase 3 anos. Não é guanguan(gulosa). Come pouco. Mesmo a comida de q gosta… raríssimo limpar o pote. Acaba indo comida pro lixo… 🙁 Mas ela é super saudável. Nunca adoeceu. É isso… bjs, lindo!

  9. Oi Borginho!
    a ração fica disponível o dia inteiro no potinho delas. às vezes elas comem na minha mão. a Fifi às vezes come no pote da Kitty e vice-versa. colocamos bem pouquinha comida pra não sobrar mas não adiantou. kkk
    lambeijinhos.

  10. Oi Borges, aqui em casa fica comida disponível o dia todo pro Toth pois ele é chatinho pra comer, come bem pouquinho, e tem que colocar o suficiente pra cobrir o fundo do potinho pois senão ele não come, e se colocar muito ele também não come… Mas procuro ir repondo durante o dia… Quando não estou em casa deixo um pouco mais… Mas quando tinha a outra gatinha a comida era controlada pois além de ter tendência a obesidade ela tinha muitos problemas de saúde (insuficiência renal crônica, diabetes, cristais na bexiga) que a faziam vomitar quase tudo que comia… As porções eram pequenas e 4 vezes ao dia.

    • Ah, o potinho é daqueles normais de plástico e tem outros de água espalhados em cada cômodo da casa. Sempre soube que deve ter comida disponível pros gatos o dia todo, pois eles comem em etapas… Aqui, com todos que tive, sempre deixei disponível, a não ser quando eles estavam com algum problema de saúde. Existem aqueles comedouros automáticos, mas não gosto de usar normalmente pois acho que não conservam bem a ração, só uso se tiver que ficar mais que um dia fora de casa. Bjs Borges!

  11. Borginho já li que os gatos comem pequenas porções várias vezes ao dia ( 17 a 19 vezes) então eu sempre deixei a vontade.. A única coisa é que não deixo a vasilha de água perto da de comida, pq vocês não gostam do cheirinho da ração na água. Nunca ouvi falar que engorda, Diego tem 6kg e Jhonny 3,6kg, então não sei se procede.
    Lambeijo!!!

  12. Borginho, a ração pro Bazinga, fica disponível o dia todo, em um potinho de plástico.
    Coloco 6 colheres de sopa, por volta das 6:50h da manhã.
    Chego por volta das 18:40h, e ele não comeu metade.

    Não jogo a ração do pote fora, mas a devolvo para a vasilha em que o restante da ração está armazenada e sirvo a ele mais 3 colheres.

    Geralmente, ele come um pouco até por volta das 22h, mas o restante, ele come a tia dorme mesmo (ou enquanto ele me acorda miando ou com o focinho no meu focinho-rs).

    Mas ele não engorda, Borginho.
    Fico até preocupada!!!!

    Ele está com 6 meses.

  13. A Zara e o Zeus comem 2x por dia: as 6h e 18h. Coloco uma porçao de ração seca para cada um e fica a disposiçao durante o dia. O Zeus é o fominha, come igual um desesperado! Já a Zara é uma lady e sempre deixa um pouco. O comedor deles é chique demais! Um presente que veio da Suiça. Dois pratinhos em inox com um suporte com carinha de gato 🙂 Veja no Instagram:@zarakittycat e @zeus_the_cat

  14. Trabalhando fora o dia todo não tem como fracionar a oferta da ração. Eu não costumo deixar uma quantidade exagerada, até porque vocês detestam ração que não esteja fresquinha. Em casa tem muita formiga, então usamos aqueles comedouros de metal que em volta a gente coloca água.
    Beijos

  15. Eu deixo o dia todo pois moro sozinha e passo o dia todo fora, e às vezes quando visito meus pais fico mais tempo fora. A minha gata Meg é bem comportadinha, come como uma dama. Já o Simon é esganado, come demais, e tá muito gordo. Mas não posso controlar a comida deles se eu não tenho horários certos também… vou ter que ir no veterinário pra ver isso, pois muito gordinho não é saudável.

  16. Borginho, coloco ração nos dois pratinhos verdes de metal básicos, de manhã, com aquele medidor que vem no Vanish, uma medida em cada tigelinha. quando volto à noite sempre tem um resto, mas a Clê e a Cé (e todos os gatos do mundo) não gostam de pratos meio vazios e precisam saber que tem comida fresquinha, então coloco mais à noite, elas cheiram, ficam felizes, mas só vão comer novamente na madrugada. Agua fresca em uma tigela de ágata. O problema que não sei como resolver é que a Clê esta meio gorducha, precisando urgente perder um quilo!Beijos pra você, Christie e também para o Grey !

  17. Aqui a situação é complicada Borges. Já li que o certo é 2 vezes por dia e blá blá blá.
    Mas eu tenho uma pequena (Biruleiba) e uma grávida (Amy). A pequena dorme trocentas vezes ao dia e gosta de comer depois de acordar e a Amy toda hora come um bocado. Eu dou uns petistos (De uma marca pra cada pq a Amy enjoou da marca antiga) e quando vou no mercado compro um sachê pra cada uma que elas comem em 2 ou 3 vezes.
    Tenho peninha de não deixar a ração lá o tempo todo e elas ficarem com fominha. Eu não gosto de ficar com fominha.
    Enfim. É isso ;*

  18. Como moro sozinha e trabalho o dia todo.Pela manhã dou ração seca misturada com sachê ou atum,que eles adoram e comem tudinho! Antes de sair coloco só ração seca nos potinhos,e tenho que colocar em cima da mesa,senão o dog come tudo.Eles comem só um pouquinho,só dão umas beliscadinhas. Quanto eu chego do trabalho,por volta das 7:00,repito a que dou pela manhã.E antes de ir dormir eles costumam pedir mais um pouquinho,aí eu dou só a ração seca.Quanto aos potinhos, o da Neera é de plástico, na cor vermelha e a boca é um pouco afulinada.O do Miguel é branco,tem desenhos de peixinhos na borda e tem a boca bem aberta, já que ele tem a carinha muito achatada.Tbm deixo três potinhos de água em cima da mesa,pois eles não bebem a mesma água do dog..rsrsrs…dog lambam..rsrsrsrsr!

  19. A gata que eu tive antes, a Negona, eu deixava a comida disponível o dia todo com pote cheio, já que aqui em casa todos trabalham tbm.. era gorda que só.. mas ela parou de comer e como o pote estava sempre cheio, eu não percebi…
    Só fui perceber qdo vi que ela estava perdendo peso.. mas já era tarde.. teve anorexia felina.. e aí por volta de umas 2 semanas ela veio a falecer 🙁
    E eu me culpei muito por isso.. por não ter reparado que ela não estava comendo…
    POr isso, com as duas novas crianças eu coloco a quantidade recomendada pela veterinária.. “quebro” essa quantia em duas, então coloco um pouco de manhã qdo acordo e a noite qdo chego.. é quantidade é pequena, mas é o suficiente… e elas nem comem tudo.. Assim é bom que controlamos o peso tbm.

  20. Os meus bi-gatinhos ficam em casa com meus pais que, como todo avó/avô acaba por mimar o neto… rsrsrs… o que eu considero ideal é colocar uma quantidade pré-definida de ração de 2 a 3 vezes ao dia, mas não dá certo porque “os avós” sempre enchem o potinho quando acaba. Sou mais exigente com o sachê, proibi meus pais de darem sachês para eles. A noite divido um saquinho de Sachê Royal Cannin para filhotes com os dois. O Théo é bem maior e mais gordinho que o Bóris. Ele come mais ração seca e não liga muito para o sachê, mas adora um petisquinho. Já o Bóris quase se afoga comendo sachê, acaba o dele rapidinho e vai roubar o do Théo, mas não liga muito para petiscos… rsrsrs..
    Eles tem um comedor de inox cada um, potinhos menores de inox para o sachê e água… bom, deixo água em 3 potes diferentes: um prato de vidro, um potinho de vidro e um bebedouro de inox, pois eles não gostam muito de beber água.
    Agora, pevejo um problema no futuro próximo: Théozinho gordinho e Bóris magrão. Alguma sugestão de como lidar com isso Professor Borges? rsrsrs…
    Lambeijinhos querido.

    • Josiane, vi que vc e outras pessoas mencionaram ter potes de inox..
      O meu é de plástico mesmo… o inox é melhor??

      • É sim Thais. Inox, vidro ou cerâmica são os melhores. Aquele baratinhos de plástico com o tempo produzem pequenas rachaduras, aonde os fungos adoram se alojar. E consequentemente vão parar na comida dos peludos né?

  21. Eu coloco pouquinho e várias vezes ao dia , pq se deixar bastante tempo lá ele não come mesmo e acaba estruindo a ração ^^

  22. O meu gatinho não gosta nem um pouco de ração dentro do pote ja comprei uns 3 e ele recusa, só quer comer ração se for no chão, até pires já coloquei a ração dele !!

  23. Eu deixo disponível o dia todo pois trabalho e tenho 11 gatos, é difícil controlar o horário de comer para todos eles…
    Não tenho nenhum gato obeso e acho que esse método funciona bem para nós!
    Bjs Borginho e Christie! 😀

  24. Que pena que só vi agora, ia gostar muito de conversar sobre alimentação com outras pessas, mas ai vai:
    Aqui todos comem AN (alimentação natural): 2 gatos, 2 jabutis e 2 humanos. Sigo as orientações da vet (desse site: http://www.tendenciasnaturebaspets.com.br/) e tb do site Cachorro Verde (muito bom!) para os gatos. Gatos adultos só precisam comer 2 vezes por dia e não ficam com fome o resto do tempo porque se acostumam e comem quanto precisam por vez. Como não castrei meus meninos (fiz vasectomia) e eles não parecem ter nenhuma tendência a engordar, dou bastante e deixo eles comerem quanto querem por vez, depois guardo na geladeira de novo. Não é ideal, mas eles comem numa panela que é deles (preguicinha da mamãe de botar em potinhos). Damos antes d sai depois quando voltamos. Pelo que entendi, quando gatos comem muitas vezes no dia tem tendencia a formarem pedras de estruvita, por conta da maré alcalina que acontece sempre que comemos… muitas marés alcalinas no da deixa o sangue alcalino o tempo todo e gera as pedras… (gente, não sou vet e nem bióloga nem nad assim, mas foi o que entendi).

    • Que legal dar comida natural para os bichanos,mas creio que para muitos donos ainda é uma coisa meio impossível,tanto pelo tempo como pela total falta de talento culinário de seus donos(meu caso)!!!

      E esse negocio da vasectomia? Achei muito interessante, é feita do mesmo modo que nos humanos??Quais são as vantagens e desvantagens se comparado com a castração???
      Beijão..

      • Olá. Sobre a AN, é menos trabalhosa do q pensamos: eles comem quase tudo cru, então não precisa de tanta habilidade culinária assim e dá p/ fazer bastante e congelar. E a vasectomia é igual em homem sim. A principal vantagem q vejo é que os bichinhos ficam “normais”, naturais… Não engordam, não perdem nenhum extinto, tudo normal. E a principal desvantagem é q é caro e difícil de encontrar quem faça. Apesar d eu não ser totalmente a favor da castração continuo apoiando e tendo projetos em pról da castração, já q seria qse impossível um projeto de laqueadura e vasectomia em massa; além disso, o pós operatório exije um pouco mais de cuidados na vasectomia.

  25. Aqui em casa está um pouco complicado. Sempre deixei a comida disponível o dia inteiro para os meus 3 gatinhos. E eles sempre comem juntos, do mesmo pote, mesmo tendo um potinho de comida para cada um. O problema é que o Barthô está com problemas urinários e precisa comer a ração especial. E isso virou uma verdadeira bagunça, porque o Félix e a Frida amaram a comida especial do Barthô e ele também quer comer a comida dos outros. Enfim, ainda não conseguimos nos ajeitar com a nova situação e eu estou gastando uma pequena fortuna em ração, porque os três estão comendo a comida especial.

  26. Aqui em casa são duas gatinhas, a Kit que tem 1 ano e a filha da Kit, a Felícia que tem três meses. Eu tentei separar a ração das duas, mas quando elas comem, comem juntas e no mesmo pote. E quando acaba de um pote, partem pro outro! E não adiantou comprar ração diferente. Elas tem um potinho branco com desenho de esqueletos de peixinhos e o outro é água e ração juntos e é vermelho. O problema desse junto é que cai ração na água e estou pensando em comprar separado mesmo.

Deixar um comentário