Borges Pergunta 4 – sobre ratos

borgespergunta

Fãs,

Um assunto bem saboroso ou asqueroso, depende do ponto de vista. Nosso tema hoje é CRIAR GATOS PARA COMER RATOS.

Os que são favoráveis dizem que gatos e ratos são assim mesmo desde os tempos do Tom & Jerry. E se é parte da natureza dos gatos, por que não deixar?

Os que são contrários dizem que os donos de bares, restaurantes, livrarias (pessoas que geralmente criam gatos com esta finalidade) só estão explorando a pata-de-obra felina. Deveriam contratar uma empresa para matar ratos e não expor os animais ao risco de doenças.

E você, o que acha??? Vota aí na enquete e deixa sua opinião nos comentários DO BLOG!


Lambeijos

41 comentários em “Borges Pergunta 4 – sobre ratos

  1. Realmente um assunto interessante…
    Bom você ter um gato apenas para caçar ratos, sem se preocupar com uma boa alimentação,cuidados básicos ou um carinho é EXPLORAÇÃO…
    Agora quando você tem um gato que de vez em quando acha um rato por ai,normal!!
    Aqui em casa aparecia quando cortavam a grama da esquina da rua, Diego já pegou dois bem pequenos, mas agora com dois gatos eles nem chegam perto de casa.
    Lembrete: O rato que meu gato pegou era bem pequeno e quando vi já tratei de pegar e jogar fora!

    Lambeijo!

      • Tem até um vídeo no youtube ( http://www.youtube.com/watch?v=3CYsaqzFR5w ) que morro de chorar quando assisto, me sinto muito mal e com vontade de salvar todos os animais do mundo,me sinto impotente!
        Uma das partes mais triste é quando ele fala que foi ‘adotado’ apenas para caçar ratos!! =,(
        Muito triste, mas vale a pena assistir.É em espanhol, mas ai é só voltar e pausar que acabamos entendendo o que diz.
        bjs

  2. bem eu acho que depende muito, se forem pessoas responsaveis como todos nós aqui do blog, negariamos tais fatos ( do gato se usado para comer ratos ) por mais que se tenha culturas que comam coisas exoticas ( entenda se por coisas que nós os brasileiros não comemos), sendo assim eu não acho certo, apesar de que se tem lugares que eu conheço que o gato é a unica forma de controlar esses tipos de praga

  3. Borginho, não acho legal não…
    No caso de ratos acho que o ideal é manter o local limpo, sem restos de comidas, lixo, e outras coisas que possam atrair ratos.
    Mas….caso eles apareçam por algum outro motivo (principalmente em grandes centros urbanos pode acontecer!) é importante pedir ajuda a um profissional, até porque ratos podem transmitir doenças 🙂

  4. Claro que não é correto isso. Gatinhos tem que comer ração! E (de preferência) wiskas sachê, né não Borginho?!!!

  5. Definitivamente nao. Imagina seu humano dentro de casa e chega vc com um rato na boca….ai que nojo….fora as doencas que eles transmitem. Os humanos que contratem uma empresa especializada para resolver seus problemas com esses bichos asquerosos.

  6. Essa idéia de ter gatos para caçar ratos é muito ultrapassada, hoje, com a possibilidade de contratar uma empresa para dedetização não faz sentido e mesmo que alguém não tenha condições para tal, acredito que as pessoas evoluíram e não querem (espero) expor seus miaus à doenças.

  7. Bom. coloquei sim pq não tinha a opção talvez.
    Borges. a minha gata não come nenhum rato desde que foi castrada. antes ela comia. hj, aqui em casa não tem nenhum rato. deve ser pq eles sentem o cheiro de gato e somem. eu crio ela por amor que eu tenho pelos felinos e pra espantar os bichos tb. amo muito a minha Fifizinha linda! quero o melhor pra ela.
    lambeijos,
    Tia Juh.

  8. Expor os bichanos a doença, ainda mais para fazer algo tão contraproducente?
    Já inventaram ração e dedetizadoras, ou seja, tem horas q a história tem q mudar seu curso e ser deixada só como história, as coisas evoluem!!!
    O Pepows e a Jolie aqui miaram q tem aversão a bichos nojentos, gostam mesmo é de sua raçãozinha e do menu especial de sábado: sachê de whiskas!
    Lambeijos

  9. Respondi que sim, mas com ressalvas! Criar o gato apenas pra isso, não é legal. Se o gato for criado com carinho, alimentação, cuidados veterinários, segurança, não vejo mal em usá-los para caçar ratos. Acho melhor que entupir o ambiente com venenos super tóxicos que podem matar não só os ratos, como qualquer outro animal que entre em contato, inclusive humanos. Se o gato estiver bem alimentado e cuidado, ele não comerá o rato apenas irá matá-lo, acho uma maneira muito mais natural de fazer o controle de pragas. Moro ao lado de uma reserva florestal e muito raramente aparece algum ratinho por aqui, e fico muito feliz quando meu cão ou gato matam o rato. Lembrando sempre de manter as vacinas em dia, inclusive a antitetânica! Bjs!

    • Concordo com você!
      Moro em apartamento, acho difícil aparecer um ratinho, mas se há pessoas que tem problemas com isso, desde que cuidem dos miaus com muito carinho e com boa alimentação, não vejo problema!

  10. Já foram inventadas as dedetizadoras e a ração, ambas mais eficazes,por qual motivo expor nossos bichanos a doenças?!
    Tudo nesta vida evolui, deixemos essa história de gatos caçadores de ratos ficar só na história.
    O Pepows e a Jolie, habitantes felinos daqui de casa, disseram q rato só se for o de borracha para brincar e com catnip, qualquer outro é nojento e degradante!
    Lambeijos

  11. Eu não acho certo ter gatos “só” pra controlar ratos, gatinhos são ótimos bichos de estimação e devem ser criados (e bem tratados) pra serem companhia. Mas se os bichanos acham uns ratinhos, pássaros e outros bichos pra caçarem, por que não? É da natureza deles. No meu ap não tem rato, mas minha Petite adora caçar comer mariposas… e eu deixo!

  12. Também acho que não. É anti higiênico e pode fazer mal para saúde dos bichanos, afinal, esses ratinhos que andam pelos esgotos e lixos das cidades, podem transmitir doenças para eles e para nós, que abraçamos, beijamos e deixamos nossos gatinhos dormir em nossas camas, subir nos sofás e tudo mais. Definitivamente não!

  13. Toda exploração é por si só ruim. E esta expõe os gatos a riscos desnecessários. Bom tocar nesse assunto, Borges.
    Tem gente que vê nos animais a necessidade de eles servirem para alguma coisa. E geralmente quem cria gatos para a caça os deixa passar fome, para motivá-los. É absurdo!

  14. Borginho, claro que não! Se o gato caçar um camundongo é normal, mas criá-los para isso é absurdo com o arsenal que temos hoje para controle de pragas.
    E, convenhamos, os ratos que vivem em meio urbano são muito maiores que muito gato por aí! (O rattus norvegicus é um ratão que tem até 40cm!) E são também os mais perigosos quando se trata de transmissão de doenças.

  15. De jeito nenhum! Ratos são nojentos e transmitem doenças, nunca que eu criaria coisinhas fofas e peludas pra caçar ratos!!
    Meu Felipe e minha Aurora foram criado pra comer ração da boa!!!
    Bjs Borginho e Christie!!!

  16. Nãããão! Definitivamente NÃO!!!!!!!!! Assim mesmo, com letra maiúscula, cheio de exclamações!!!!!! Onde já se viu, explorar os felinos de forma tão vil?! Fico indignada. Brava mesmo! É uma covarde exploração de pata de obra felina – definiu bem! Expor os gatinhos – que são a fofura em gato(fofura em pessoa) a todas as doenças graves q este ser (cujo nome sequer pronuncio) q começa com ‘ra’ e termina com ‘to’ pode transmitir…. pra mim é cruel! Abaixo a exploração de pata de obra felina!!! #prontofalei #ficonervosa!!!!!!!! 🙁

  17. ecaaa!
    e depois.. como fica pra dar beijinho de esquimó?
    uma vez minha gata pegou uma barata na boca.. achei bem engraçado mas deu muito nojo!
    tratei de brigar com ela… haha

  18. Bom, Borginho, não acho certo realmente criar gatos apenas para isso.
    Dedetização é muito mais eficiente, higiênica e saudável!
    Ratos vem de esgoto, trazem doenças e podem contaminar os gatinhos.
    Sim, existe o instinto de caça. Minha primeira gata, na outra casa em que eu morava, chegou a pegar ratos, ela era muito protetora com a casa.
    Aqui em casa, ratos nem chegam perto, mas principalmente por causa da cachorras, que ficam no quintal. Elas matam primeiro (e são muuuito eficientes nisso). Mas, se eu vejo, mesmo delas eu tento afastar os ratos, não quero risco pras minhas bichinhas também.
    Infelizmente, eles vem da rua, a prefeitura não cuida muito bem dos esgotos por aqui e muitos bueiros ficam entupidos em épocas de chuva, aí já viu. :/

  19. Uma coisa, eu não deixo meus gatos comerem ratos uma pq aqui não tem mais, e outra, pq uma vez viu gato morrer depois que comeu um rato, acredito que o rato estava eenvenenado….e o resto nem preciso dizer né

  20. NÃO,DE JEITO NENHUM BORGINHO. RATINHO POR AQUI SÓ SE FOR DE CATNIP. RATOS ALÉM DE TRANSMITIREM DOENÇAS TB PODEM ESTAR ENVENENADOS E CAUSAR A MORTE DOS PELUDINHOS.ALÉM DO MAS AQUI M CASA A GALERA É FREQUENTADORA ASSÍDUA DAS NOSSAS CAMAS E PRECISAM SER TRATADOS COM AMOR E CARINHO E ESTAREM SEMPRE LIMPINHOS NÉ.

  21. Tenho uma história engraçada com gatos e ratos!!! rsrs

    Um belo dia após um ótimo churrasco, convidei um casal de amigos para ir na minha antiga casa (por um azar do destino, a única vez na minha vida em que um ratinho entrou em casa, foi bem o dia em que tinha visitas).

    Ao entrar na cozinha, vi um ratinho perto do pote de ração da Nallah, minha gata. Mas ao invés de tentar caçar o gato, ela estava tranquilamente vendo o ratinho comer sua ração, inclusive colocando alguns grãos de sua preciosa comida perto dele!!!

    Será que eram amigos????? hahahaha

  22. Liz, minha gatinha comeu um rato envenenado há alguns aos! Foi um susto tremendo! A bichinha praticamente chegou morta em casa. Mas ela tem uma PETiatra maravilhosa (Dra. Adriana #sobrenomerusso# acho) que foi e é 1000 com meus fiotes! Pra quê um gato ‘indoor” vai caçar ratos, se ele tem ração todos os dias? Claro, existe o famoso instinto caçador, mas é ai que nós, pais e mães de felinos e caninos, entramos. Nós devemos zelar pela saúde dos nossos amiguinhos, não permitindo sequer que esses bichos asquerosos entrem em nossas casas.
    Bjins.

  23. Bom, um parente meu tem um silo de depósito de milho, e como vocês sabem, ratos gostam de milho. Como é impossível detetizar um lugar assim com veneno, para não comprometer a qualidade do alimento, ele “adota” gatinhos de rua, mantém eles vacinados e bem tratados, dando ração a eles todos os dias pelo menos duas vezes, e como sempre há pessoas no silo, os gatos não são carentes de carinho. Nestas condições, eu acho aceitável criá-los (já são mais de 10 gatos salvos da rua), pois eles resolveram completamente o problema dos ratos.

    • Pra mim é muito melhor que veneno… Parece que as pessoas esquecem que o rato que foi envenenado na sua casa, pode acabar matando o gato ou cão de algum vizinho! Venenos para mamíferos são perigosos pra nós também… E na maioria dos casos, quando os animais são bem cuidados e alimentados eles nem chegam a comer o rato, apenas matam.

  24. Ah Borginho, tem outro fator que deve ser levado em conta… só de haver um gato no ambiente, faz com que naturalmente os roedores se afastem, isso por causa de odores específicos e tal. Para se ter uma idéia, em laboratório quando se testam novas drogas para síndrome do pânico ou outras desordens de ansiedade, um dos modelos estudados é apresentar ao roedor, rato ou camundongo, um pano em que um gato dormiu! / Se ele se aproximar ou não tiver grandes alterações de comportamento é por que a droga é eficaz!!!
    Conheci lojas de cereais que tinham gatos com essa finalidade, mas como eu constatei qdo conversei com o dono, o intuito era mais espantar do que caçar!!! (y)

  25. No meu bairro haviam muitos ratos devido à uma grande obra próxima. Isso fez com que muitos moradores passassem a ter gatos, como são pessoas boas trataram bem e de forma responsável os bichanos. Atualmente, estamos praticamente livres dos roedores e, melhor ainda, este bairro tem muitos gatos lindos e bem cuidados, só na minha rua são dez felinos residentes.

  26. Não vejo problema em criar um gatinho com o objetivo de matar os ratinhos, acho que eles fazem isso naturalmente. Desde que sejam bem criados, com todo cuidado que um gatinho merece! um abraço bemmmmmmmmmm apertado Borges!!!!!!!!

Deixar um comentário