borgespergunta

Borges Pergunta 12 – Arranhador

Hoje, quinta-feira, é dia do momento mais interativo do blog!!!

O que quero saber hoje é sobre arranhadores!! Vi nas fotos do concurso que muitos gatos têm arranhadores bacanões, verdadeiras naves espaciais arranháveis. Então fiquei curioso e quis perguntar: seu gato tem arranhador? E se tem, ele usa??? Mas é arranhador propriamente dito, não é sofá como arranhador não. hehehe.

Depois de votar, comenta como foi para o felino aprender, se foi natural ou se rolou algum macetinho. hehe.


Lambeijos! Estou aqui acompanhando a votação.

38 comentários em “Borges Pergunta 12 – Arranhador

  1. Borges,

    Meu gato tem um arranhador bem bacana, mas adivinhe só qual a minha cara quando eu chego em casa com ele novinho e ele olha, da de ombros, e vai arranhar o sofá, ou o tapete, e algumas vezes ele gosta de arranhar a casinha do cachorro lá de casa.

    Pronto, agora tem mais um item que eu comprei pra ele e ele não usa.

    Enfim, é isso, e eu o amo justamente por ele ter a personalidade forte, rsrsrs.

  2. Oi Borginho, na minha casa eu fiz um arranhador de corda para as minhas gatas, a mais velha arranha nele naturalmente já a pequena nem passa perto, só gosta do sofá !

  3. Oi Borges… A foto do Toth no concurso é justamente com seu arranhador… Rsrsrsrrs quando comprei, mostrei pra ele e joguei um pouquinho de catnip, pra ele ficar mais interessado… E ele passou a usar desde então… Mas como todo bom felino, ele não arranha exclusivamente isso, mas tb uma poltrona (já arranhada pela gatinha anterior) e de vez em quando minha cama! Rsrsrsr bjs!

  4. Olha..ter eles têm e usam.

    mas que a cama ainda é – disparada – o melhor arranhador não existem dúvidas!

  5. A Meguinha tem 2 e usa, aliás por muito tempo ela só usou eles, mas de uns tempos pra cá ela passou a usar o sofá também! rs
    Ela começou a usar naturalmente porque os dois tem uma bolinha pendurada, então ela foi brincar com a bolinha e depois já foi arranhando tudo e nós elogiamos bastante pra ela continuar.
    Quando percebemos que ela está brincando menos nós trocamos os arranhadores de lugar e ela fica feliz como se fosse novo! rs

  6. Olá, Borginho!!
    Lin tem dois arranhadores: um no quartinho dele e outro na sala.
    Na verdade, são 3, pq tem também uma casinha que as colunas de sustentação são de sisal.
    Ele usa, mas não muito.
    Logo que ele chegou em casa, com 3 meses, peguei a patinha e mostrei como usava o arranhador. >.<
    Além desses, ele também arranha nossas calças, a minha cama, colcha e o preferido dele: o tapete vermelho e branco que aparece na foto do concurso.
    Acredito que o catnip e o ferormônio sintético (Feliway) podem ajudar.
    Beijos!

  7. Borginho, a Lily tem um arranhador que mais parece um prédio, tem 3 andares para ela poder olhar pela janela. Ela ama: arranha, brinca e dorme lá. Mas isso não fez ela parar de arranhar também o sofá e a cama…

  8. Em casa tem um mas a única que usa, por enquanto é a Miui, minha pretolinda! O Sony não dá nem bola e o Paçoca tá começando a descobrir o mundo da arranhação. Na verdade ele ainda está na fase oral, morde tudo o que vê!
    Acho que a Miui gosta de ter as unhas bem feitas como toda fêmea, por isso começou a usá-lo espontaneamente…

  9. Oi pessoal Boa Tarde!!
    Os meus tem,mas só um dos gatos usa! É um arranhador bem simples, são as duas bases com carpete e o tronco dele é de sisal,não deve ter mais de 70cm. Eu comprei no dia que adotei o Diego e foi super natural, igual a tia Aline ai em cima, ele também tinha uma bolinha com penas que o Diego adorava brincar e até hoje ele usa. Quando tiro do lugar Diego fica procurando e miando, dali ele não sai!!!
    O Jhonny nunca se interessou, ele prefere o tapete mesmo e sábado agora, adotei um gatinho chamado Oliver ele é um ragdoll que possivelmente foi comprado nessas fábricas de animais, ele é muito arredio e tem medo de tuudo, até hoje ele só usou o arranhador para se esfregar!!hihihi

    DICA: AQUI EM CASA O TECIDO DO SOFÁ É AQUELE IMPERMEÁVEL E OS GATINHOS NÃO GOSTAM DE ARRANHAR! O SOFÁ FOI REFORMADO FAZ UNS 3 OU 4 ANOS E CONTINUA NOVINHO!!!!!!

    Lambeijos leitores e Borginho!!

  10. Borginho, meus gatos tem dois arranhadores, um em cada uma das salas onde eles mais gostam de ficar. Um é grandão, o outro nem tanto. Eles usam bastante, mas também arranham o sofá.
    Recentemente eu comprei umas prateleiras para eles ficarem no alto, e uma delas vem com um material para arranhar colado na base. Mas eles nem sobem nas prateleiras 🙁 Talvez eu precise mudar de lugar, ne?

    • Nossa eu sou doida em umas prateleiras dessas, quando eu for arrumar meu quarto vou fazer ele todo projetado para os gatos, com muuuuitas prateleiras e até o monitor velho do computador que tinha aqui vou usar para fazer de caminha para eles!!
      bjsss

      • Fica mesmo um charme! Maaaas acho que ainda preciso melhorar alguma coisa, já que aparentemente só um dos gatos gostou. Acho que é o acesso, sabe? Elas foram instaladas de maneira que os gatos tem que subir no sofá para acessar a primeira prateleira. Estou achando que vou ter que colocar mais algumas em um nível mais baixo, para que eles possam começar a subir do chão, sem ter que usar o sofá que é muito fofo e talvez seja ruim quando eles tentam se impulsionar… Pensando como um gatos rs… Bjos!!!

        • Joga no google prateleira para gatos que aparece muitas imagens legais, talvez alguma delas te mostrem um jeito melhor!bjs

          • Gente, prateleiras são mto legais!
            Eu instalei quatro prateleiras na parede e eles amam!
            Todos os dias pelo menos 1 vez ao dia tem um gatinho nas alturas! Principalmente quando tem festinha lá em casa, eles ficam cada um em uma prateleira, eles querem participar da festa! 😀

          • To doida pra comprar pros meus!! Deve ser tão bonitinho eles dormindo lá em cima…

    • as “prateleiras” do meu gato são a geladeira, o armário aéreo, o rack e o guarda roupa. Na cozinha, ele sobe na mesa, pula p geladeira (deita lá, dorme, faz a festa), e da geladeira pula pro armário aéreo (tb deita, rola, dorme, ronca). P descer faz o caminho inverso (armário cozinha, geladeira, mesa). No 4o, sobe no rack (1m d altura), de lá pula p cima do guarda roupa e fica lá. Pra descer pula do guarda roupa p cama.

  11. Arranhador é super importante..
    Todos os dias os meus gatos arranham e se espreguiçam nele, acho lindo!
    Mas os safadinhos também curtem arranhar o sofá e a poltrona, acabei de estofar os dois!
    Mas me arrependi… já está cheio de linhas pra fora.. eu sempre brigo e os levo até o arranhador. Pronto! Eles acabam ficando por lá!

  12. Minhas gatas ignoram o arranhador de sisal e ADORAM o de papelão, tenho um para cada em cima do tapete da sala. Elas pararam de arranhar o tapete e diminuiu bastante a farra no sofá.

  13. Meu gatito sempre teve arranhador, agora que o sofá é de Sued ele usa o arranhador, quando o sofá era de corino, não tinha jeito, ele não resistia em arranhar, certa vez fazendo limpeza nos armários, coloquei uma tábua de carne de lado e ele começou a arranhar e acabei por deixar para ele e rolou uma folga no sofá. Mas ele parou de fato de arranhar o sofá com a troca do mesmo, pois não gostou do material para “arranhação” e agora somente usa o arranhador. Nunca fiz nada como usar catnip para incentivá-lo, apenas o colocava no arranhador qdo ameaçava arranhar outro móvel. Importante, Borginho: Li que existem gatinhos que preferem arranhar na vertical, outros na horizontal, hoje o meu prefere arranhador vertical, então se o gatinho não gosta do arranhador pode ser por esse motivo, tem que testar outro modelo. Bjinho.

  14. Adorei essa enquete, pois estava pensando hoje mesmo sobre arranhador que preciso providenciar urgentemente.

    Aqui em casa não tem arranhador e meus dois gatos fazem a festa nos sofás. Que estão horríveis!
    Estou para reformar os sofás, mas com receio de continuarem a arranhar mesmo com o arranhador.
    Vi que algumas meninas comentaram aqui que tem o sofá com tecido impermeável, suede, e realmente estou pensando em investir nisso ($$$) já que parece que os gatos não arranham.

    E claro colocar arranhadores próprios para eles.

  15. O meu Bobinho tem um arranhador aqui à disposição dele, mas nunca usou, morre de medo, nem chega perto!
    Me ajuda, Borginho! O que fazer?!

  16. O Snow usa o sofá. Mas preciso comprar um arranhador urgente, já recebi uma advertência q se ele usar o parachoque vou pagar o conserto.

    • kkkkk, de vez em quando o Diego usa o pneu do carro, mas ninguém sabe en, segredo!!!shhh

      kkk, bjs

  17. Aqui em casa compramos um arranhador para a Pankeca, que foi a primeira gatinha a chegar, e ela não brincava nele não…até tinha um pouco de medo, gostava mesmo era do sofá, dos tapetes e da cortina..hehe..mas depois chegou a Chiquinha, super espoleta, e que foi logo brincando no arranhador. Acho que a Pankeca sentiu ciúmes, e agora ela brinca também…mas continuam amando o sofá, a cama, os armários…me divirto!
    Lambeijos Borginho

  18. Mamãe comprou um grande e eu detestei, depois ela comprou um pequeno e ficou brincando de arranhar. Eu gosto de arranhar mais o sofá e o colchão, mas uso o arranhardor, também. Meus irmãos, Bradd, Amy e Messi, brincam com o arranhador, mas a gente gosta de escolher o pórpio arranhador.
    Lambs, Borginho.

  19. Borginho, pelos comentários, parece que faltou a opção “tem e usa, além de usar o sofá, as poltronas, a cama,…” rsrsrsrs Aqui em casa é assim: eles usam, também, o arranhador (fora os móveis, claro).

    Bjs!

  20. Borginho, vc iria morrer de rir se visse o arranhador da Sammy e do Bolinha, pelo visto ninguém que comentou por aqui tem….prá quem mora no interior é bem comum, vamos ver se advinha, rsrsrs se quiser mando uma fotinha deles usando prá vc publicar, ok?? Bjim

    • Já sei Talita, é uma árvore!!!! Aqui em casa de vez em quando eles arranham em alguns troncos…
      Será que acertei??
      bjsss

      • Acertou sim, consegui um tronco ótimo que fica no quintal de casa e eles adoram arranhar ele, quando acordam vão direto lá, tem até briga prá ver quem arranha primeiro, rsrsrs, mas quando saio com eles prá dar uma voltinha vão direto na árvore em frente de casa tbm, eles adoram!

  21. Os meus têm dois e usam bastante. O Marx aprendeu desde bebê que lugar de arranhar é lá, eu incentivei ele brincando e também esfregando catnip, não arranha outros lugares. A Milka usa os arranhadores, mas depois de muita insistência minha, ela já veio adulta, daí também usa as cadeiras e o sofá. Acho que é um investimento que realmente vale a pena, além de servirem de brinquedo, cama ou toca que forem grandes ou equipados. Também existem várias opções caseiras e baratas, um dos meus nós fizemos e ficou bem legal, além de ser um sucesso com os felinos.

  22. Eu pegava as patinhas da Bibiana, fazia as unhinhas saírem, passava pelo arranhador e dizia: “Vamos fazer exercício, Bibi!”. Bibiana virou uma gatinha muito atlética, mas só “malha” no aparelho certo. 🙂

  23. Olha, eu marquei que ele tem e usa, mas é muuito de vez em quando, viu? O lance é que eu comprei o arranhador depois que mudei pra casa do meu namorado. Haroldo estava arranhando o case do alaúde do meu namorado, e né, é um instrumento musical frágil e muito caro, comprei pra ver se ele parava antes que o pobre alaúde se espatifasse em muitos pedacinhos. Primeiro eu comprei um arranhador de poste, mas nem pensei muito no modelo. Ele nem deu bola. -_-‘
    Aí eu percebi que ele gostava de arranhar o case do alaúde porque é alto, e ele é um gatãozão, o postinho singelo que comprei não atendia a altura dele. Como na loja não tinha arranhador tão alto, troquei por um horizontal. Ele até arranha um pouquinho, mas pra ele deixar o pobre instrumento em paz tivemos que mudar as coisas de lugar aqui pra conseguir proteger o alaúde da doidice do Paçoca. 😛

Deixar um comentário