braga-tuba

Dica Cultural 16 – Tem Gato na Tuba do Braguinha

dica_cultural

ZOlá, fãs! Na dica cultural de hoje vamos falar desta data tão controversa para nós gatos que é o carnaval! Isso, o carnaval! Mas não só para nós, acho que é uma data controversa para os humanos também: tem samba em poças de mijo, folia em meio a assaltos, escolas lindas desfilando em meio a um povo analfabeto. Agora, para nós gatos, há sambas e marchinhas lembrando nossas travessuras, mas há também o tamborim. Se você ainda não sabe, o tamborim era feito de couro de gato!!! Exato. Não é mito, posso falar disso em uma dica cultural futura, mas pra ir esquentando os tambores (que não são de pele de gato) clique aqui para ver a prova do crime caso tenha curiosidade.

Hoje, trago pra vocês uma marchinha feita por Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha ou o João de Barro. Com certeza, se você não o conhece, conhece e já cantou uma dessas suas músicas: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, Balancê e a mais famosa: Turma do Funil.

braga-tubaEspero que gostem. Primeiro deixo esta versão na voz de Nara Leão:Braguinha, também não deixou de homenagear esses serzinhos que somos nós e que dávamos o couro pelo carnaval. Em sua marchinha, o gato é aquele sujeito arteiro, que entra nos buracos mais inadentráveis. hehehe. E aí, no final, uma ambiguidade interpretativa: se o gato parece sofrer dentro da tuba com seus miados, é também o fato de o gato entrar na tuba e miar que faz a música do carnaval. Ou seja, é ambíguo como o carnaval em si: sofrido, mas dançante. Um miado que é de sofrimento e que faz alegria, um miado que se não fosse o gato, não existiria a marchinha, logo, o miado do gato, é maior em importância que o som da tuba.

ATENÇÃO CRIANÇAS: É TUBA e não TUMBA, ok? hehe. Perguntem pros seus pais a diferença.

Todo domingo
Havia banda
No coreto do jardim
E já de longe
A gente ouvia
A tuba do Serafim

Porém um dia
Entrou um gato
Na tuba do Serafim
E o resultado
Dessa “melódia”
Foi que a tuba
Tocou assim:

Pum, pum, pum – miau
Pum, pururum, pum, pum – miau
Pum, pum, pum – miau
Pum, pururum, pum, pum – miau

E agora, deixo também, de bônus, esta versão mega trash feita pelo Balão Mágico. Muita atenção em 3 detalhes:

1 – Onde eles arrumaram um fantoche de gato tão horrível assim??? #SOCORRO, nem o Grey é tão feio assim

2 – O que é este Papai Noel e olha a animaçãozinha dele batendo palmas #WTF

3 – Quem permitiu esta criança roubar o óculos do John Lennon e ainda disse que ficou legal????

4 – Olha o tio que tá assoprando a tuba, que tio sério, ninguém avisou pra ele que estava sendo filmado, coitado.

5 – E esse chroma key, gente! Quem teve a ideia de colocar as crianças flutuando sobre um fundo de bolinhas coloridas enquanto batem palmas?

Espero que tenham gostado. Lambeijos

Ass.: Borges, o gato

6 comentários em “Dica Cultural 16 – Tem Gato na Tuba do Braguinha

  1. Vixe Borginho.
    Sou obrigada a discordar de vc, pela primeira vez (ou não… rs).
    Essa versão do Gato na Tuba do Balão Mágico não tem nada de trash. Pra quem viveu esta época, é simplesmente delicioso recordar a Simony com essa vozinha fininha cantando…
    A Turma do Balão Mágico marcou a minha infância, e a de muitos na minha faixa etária. Era um grupo alegre, com músicas inocentes, sem a maldade e a sensualidade que a gente vê nas crianças de hoje.
    Por isso: ZERO pra vc e sua avaliação do clipe!!!! kkkkk
    Mas ao mesmo tempo: 1000 pra vc pela lembrança do Braguinha e desta música deliciosa!
    BJ!

  2. Realmente, não tem nada de trash no clipe da Turma do Balão Mágico! Quem foi criança na época sabe o quanto sua infância foi bem marcada!
    Uma nota zero bem carinhosa para você, Borges! Mas pela lembrança do Braguinha dá para relevar!

  3. Ah, Borginho! Obrigada por quase me fazer chorar por lembrar minha infância com o Balão Mágico! Hoje, tentamos mostrar a Sofia e João Vitor (meus amados sobrinhos) o que é música infantil de verdade! Me veio logo à mente: Pum pum pum MIAU, pumpurupumpum, MIAU! Adoro! Beijos e, mais uma vez, obrigada!

  4. Olá, Borginho!
    Eu tb cresci ouvindo balão mágico, mas não conhecia essa música…
    Não gostei mto da vozinha aguda da Simony, mas a parte do miau eu achei mto fofa!
    Beijos!

  5. Borginho eu não sabia que usavam couro de gato, eu ainda vi o video, e eles fala naturalmente, era normal! Mas enfim, gostei da dica cultural não conhecia.

  6. kkkkkk “nem o Grey é tão feio assim” kkkk, vc não perdoa né Borges!!!
    Gostei da dica, apesar do uso do couro de gato. Em algum post, bem antigo, vc comentava isso com algum fã, foi então que pesquisei melhor e fiquei muito brava..

Deixar um comentário