Dica Cultural 3 – Os gatos de Renoir

dica_cultural

Fãs, amados fãs!

Além de ter sido criado e alfabetizado em uma biblioteca e amar ler, além de me relacionar muito bem com computadores (apesar do mouse) e adorar ver vídeos no youtube, sou também um amante da pintura. Sou capaz de passar horas e horas diante de um belo quadro. Infelizmente, nunca pude ir a um museu real, pois não permitem a entrada de animais (malditos!), mas vivo passeando por museus virtuais, são bem legais. Nestes passeios, conheci um pintor impressionista francês chamado Pierre-Auguste Renoir que viveu no século XIX e começo do século XX. Ele tem lindos quadros, inclusive, de gatos. Adoro ficar me imaginando em uma pintura impressionista, com aquelas pinceladas largas e arrastadas, no colo de lindas mulheres que seriam meras coadjuvantes no retrato enquanto eu seria coadjuvante de suas vidas.

Abaixo os quadros de gatos do Renoir que eu selecionei para apresentar para vocês. Espero que gostem.

sleeping-cat-1862
Tela: Sleeping Cat
renoir-woman-with-a-cat
Tela: woman with a cat
girl-and-cat-1882
Tela: Girl and cat
499px-Pierre-Auguste_Renoir_-_Julie_Manet-333x400
Tela: Julie Manet with cat
renoir-sleeping-girl-with-cat-1880
Tela: Sleeping girl with cat

28 comentários em “Dica Cultural 3 – Os gatos de Renoir

  1. Nossa Borginho, estudei Renoir esse ano no colégio e a professora nunca mostrou esses quadros e nem sequer falou sobre a paixão deles por gatos..
    Affs
    Cheirinho meu gordinho!

  2. Borges também é cultura!!!
    Titia ama vc!
    Beijinhos de Joaninha e Olga….minhas filhinhas felinas que te acham um gato!!

  3. Borginhooo, você além de lindo é muito inteligente e culto! Um aperto bem grande nesse corpinho peludo !!

  4. Adorei os quadros…sou louca por gatos tenho 7, e são muito importantes pra mim, pois são irmãos e mãe, já estão com 3 anos…mais o meu sonho e ter um branquinho igual vc.Borginho, então como eu ia dizendo adoro quadros e ainda não tenho nenhum em casa de gatos…mais logo logo vou comprar , adoro suas histórias.

  5. Borginho, sempre bem informado! Acho lindas as telas de Renoir! Mas não conhecia essas de gatos! Que lindas! Aí junta com sua veia poética… eu não aguento… E aqui estou eu, comentando mais um post, sendo coadjuvante na vida de “Borges, o gato”! Q bom! <3 =^.^= <3

  6. Borges,

    Que tal pedir para sua mãe providenciar um quadro que retrata você e sua irmã.
    Eu mandei fazer um do meu Stallone, ficou lindíssimo.

    Adorei os quadros!!!

  7. Borginho,eu fui a exposição Os Impressionistas no CCBB e vi o quadro Julie Manet with cat de perto. Saí de lá extasiada, com tanta beleza! Exposição maravilhosa e imperdível!

  8. Agora fiquei mais fã ainda do pintor Renoir! Quem dera ter um quadro tão maravilhoso em minha sala próximo do sofá onde meus bichanos dormem!…
    Lambeijos!

Deixar um comentário