Olá, fãs!
Mais uma novidade aqui no blog, o quadro DICA DE CUIDADO. Pensei assim: não adianta só rirmos e brincarmos se os gatinhos não estão sendo cuidados direitinho. Não é verdade?
Convidei umas tias veterinárias para me ajudar, a primeira a falar aqui com vocês será a tia Vivian, espero que ela volte muito mais vezes pra nos alertar. Lá embaixo está o endereço dela e onde ela atende, caso você um dia precise.
Fiquem com a dica dessa semana:
——–
Olá, fãs do Borges e da Christie. Eu sou a Vivian Lage do Pet Paradiso. Prazer estar aqui com vocês. A primeira coisa que gostaria de falar, é um dos principais problemas que tenho visto: A Síndrome do Gato Paraquedista. O nome é engraçado, mas a coisa é muito séria. Antes de adquirir um gatinho, instale telas no seu apartamento. Caso ele tenha surgido sem planejamento prévio, saiba que a telagem deve estar na sua top list. Traumas por queda são frequentes devido a basicamente 3 fatores:
1 – Desequilíbrio (o gato calculou mal a distância do parapeito da janela ou varanda);
2 – Caça de pombos ou insetos (por serem predadores e terem visão focada na caça, eles “esquecem” em que andar estão e partem pra cima;
3 – Dormir na borda da janela e em determinado momento se espreguiçar ou ter um sonho movimentado, caindo da mesma forma.
Ao contrário do que se acredita, tombos de alturas baixas, até 4º andar, são mais perigosos pois, como mostrado na figura abaixo, não dá tempo para o gato girar e conseguir cair na “melhor” posição de aterrissagem, caindo assim com o tórax, lombar ou cabeça no chão.
Espero que vocês tenham gostado desta primeira dica. Se você é um gateiro antigo, já deve estar atento a isto, então, avise os seus amigos que têm gatos.
Beijos, pessoal. Até a próxima dica.
Olá, Vivian! Gostei muito da sua postagem e ela me lembrou uma preocupação que tenho com minha Mel. Quando encontrei a Mel na rua, ela estava com 2 filhotinhos, isso foi em 2009, então imagino que hoje ela tenha uns 4 aninhos … não sei. Mas o fato é que a adotamos. Ela é castrada e continua com hábitos felinos de caçar passarinhos e ratos e é muito “baladeira”, sabe? Ela sobe pelos telhados e vai dar suas voltinhas, às vezes demoraaaa a voltar, fico com o coração na mão! Ela é esperta, muito mansinha e sempre volta ao lar. Mas tenho uma dúvida: temo pela vida e saúde dela, pois já presenciei um outro felino “pondo ela prá correr”, ela chegou até tonta aqui no quintal. Ao mesmo tempo, não gostaria de prendê-la, inibindo assim seu instinto! O que faço? É normal esse comportamento em fêmeas? Obrigada!
show! eu tive que botar antes da vinda dela pq aqui tem os vizinhos lá de cima e eles nao gostam de gatos. foi por isso tb.
lambeijos.
Olha fabiueila, os riscos de se ter um animal com acesso a rua são imensos. Traumas, intoxicações, maus tratos, brigas com outros animais podendo inclusive contrair diversas doenças infecto contagiosas, incluindo a “aids” felina. Eu sei que vai ser bem difícil vc conseguir reeduca-la, mas acredite, é o mais seguro pra ela.
Beijos
oi Fabilucia, o que vc prefere? “inibir” o instinto da sua gata como vc diz, ou prefere correr o risco da sua gata ser envenenada ,atropelada, apanhar de outros gatos, se machucar, virar comida de cachorro? Acredito que no inicio ela ficará estressada, mas é provável que se acostume, desde que vc dê carinho e atenção pra ela em casa. Meu gato tem 7 anos e é um gato muito feliz e carinhoso, ele não têm acesso à rua. Ele foi adotado da rua, uma vizinha da outra rua adotou outros 2 irmãos dele. Sabe onde estão estes 2 hoje? viraram estrelinha. Um deles logo com 2 anos perdeu o rabo, pois um cachorro o mordeu. E só não morreu pq esta vizinha gastou muuuuuuuuuuuuuuuuuito com veterinário. Ela se mudou de cidade, levou este gato mas tive notícias que ele já morreu (nao perguntei do que). O outro tb morreu, atropelado. Prefiro meu gato preso, prefiro ouvir 5 milhões de críticas de gente q n tem o q fazer e fica se matendo na minha casa, prefiro passar calor e deixar a porta de casa fechada, mas meu gato está vivo e inteiro. E sei que ele irá morrer, mas que seja de velhice e de alguma doença incurável ou difícil, pq não vou permitir nunca que ele tenha uma morte cruel e dolorosa.
CARA VIVIAN, SEU TEXTO CHEGOU AQUI NUMA HORA EM QUE ESTAMOS ÁS VOLTAS COM UMA QUEDA DO MEU GATUNSKI NEGUINHO….ELE PULOU DA JANELA DA MINHA CASA TÉRREA,COISA QUE ELE JÁ FEZ ANTERIORMENTE ,POREM HÁ 2 DIAS QUE ELE ESTÁ COMPLETAMENTE PARADO, PUXA DE UMA PERNA.HOJE FOI AO VETERINÁRIO QUE PEDIU RAIO X E ESTAMOS AQUI AFLITOS PELO RESULTADO…ELE NÃO ESTÁ FAZENDO PIPI NEM COCÔ (SERÁ QUE É POR CAUSA DA DOR?)…SOCORRO!
Sim, uma das causas pode ser dor. Uma outra alternativa tb é ter lesionado algum nervo responsável pela defecação e micção. Aguarde o resultado do raio x e as novas orientações do seu médico veterinário.
Beijos e boa sorte!
Esse post é super educativo. Canso de ouvir as pessoas falando que gatos caem de pé ou então que a altura é pequena e não tem perigo. O pior é ter que ouvir que gatos tem sete vidas…
Espero que as pessoas se conscientizem da importância das redes de proteção.
Beijos
Pois é, este foi um dos motivos da minha escolha de tema. Que bom que gostou!
Beijos
Tenho gatos já faz um tempo e recentemente adotamos duas gatinhas. Como elas são bebes estamos mantendo elas dentro de casa até serem vacinadas, moro em casa térrea, mas mesmo assim coloquei tela nas janelas, as minha janelas tem grade, sendo assim comprei telas por metro e fixei nas grades, elas conseguem ver fora, dormem no parapeito das janelas mas não caem. Ficou ótimo e seguro!
Ótima sugestão para os leitores, Simone!
Beijos
Já perdi muitos gatinhos envenenados, espancados, atropelados, e sabe-se lá mais o que… Adotei um gatinho de um abrigo (Sozed) e passei os últimos seis meses com ele dentro de casa até finalmente poder instalar a tela no meu muro! Não ficou caro, e a segurança que me dá não tem preço. Agora ele pode aproveitar todo o quintal, observar os pássaros, caçar insetos, e vigiar a vizinhança toda em segurança. Mesmo pra quem vive em casa é essencial ser responsável e não deixar nossos bichanos irem pra rua! Existem muitos perigos e pessoas más. Esse texto está ótimo! No álbum do Toth no facebook, dá pra ver a tela que coloquei: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.497553473609875.118950.100000656794959&type=3
Beijos!!!
Ficou bem legal samiraabreu. Eles podem aproveitar o espaço sem correr riscos externos. Parabéns!
Obrigada Vivian! Telei 10 metros de muro, sendo 6 metros com tela de arame, e os outro 4 com tela de plástico ( aquela usada em janelas), pois meu muro tem altos e baixos! Tudo isso custou 540 reais que paguei em duas vezes. Achei que o preço foi bem razoável e a segurança e tranqüilidade que dá, não tem preço! Tem outros 6 metros de muro que apesar de ser bem alto, futuramente vou mandar telar também, só por precaução! Recomendo a todos os gateiros que façam o mesmo! Bjs!
Oi Vívian,a minha Nina tbm eh castrada e adora caçar assim como a da Fabilucila,só que a minha ainda nao sai telhado afora,apesar de já estar quase descobrindo o telhado,até já levou um capote de cima do murinho da minha garagem exatamente por dormir em cima dele e ficar se virando pra lá e pra cá, eh mito o que dizem sobre o gato ficar mais calmo qdo castra,pq a Nina parece que ficou mais sapeca ainda depois.
Olá Sara, nem sempre os gatos iniciam seus acessos a rua já indo para longe, eles vão conhecendo e ganhando confiança aos poucos e pode ser que daqui a um tempo sua Nina decida ir mais além do telhado, tome cuidado. Gatas no cio acabam saíndo mais pela vontade mesmo de copular, mas nada impede que as castradas não possam dar suas saidinhas. O mais seguro mesmo é mante-los dentro de casa/apartamento.
Beijos
Ótima iniciativa em postar dicas de cuidados com os felinos!!