Dica de Cuidado 2 – Trato urinário do seu gatinho com a Tia Ju

dica_de_cuidado_titulo

Olá, amados e idolatrados fãs, salve, salve.

Estou feliz em receber aqui no meu blog a pediatra, digo, veterinária, ou melhor, a tia de branco que cuida de mim, a tia Ju!

Ela vai falar para vocês uma diquinha de como tratar hidraulicamente o gatinho de vocês, hehe.

—–

Uma rima necessária: conhece a tia Ju? É aquela que coloca o termômetro no meu ***

Hoje, gostaria de lembrar da importância do trato urinário. É muito importante que os gatinhos bebam bastante água e muitos deles são exigentes na hora de eliminar essa água. Sendo assim, é bom que seu gato tenha mais de uma opção de lugar para fazer suas necessidades. E se você tiver mais de um gatinho, mais importante ainda ter mais de um banheiro para eles. Os banheiros ou as bandejas com areia devem ser grandes e espaçosas. Agora ele poderá beber bastante água e eliminá-la com frequência, por isto coloque mais de um pote de água pela casa também, alguns gatos (mas nem todos!) gostam daquelas fontezinhas. Com estes cuidados, ingerindo e eliminando água sempre, seus gatos terão uma melhor saúde e viverão mais tempo ao seu lado.

Prazer falar com vocês. Até.

Juliana Manes

Rua Fernandes Sampaio, 120 lj C Jardim Sulacap
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
CEP: 21.741-200
Tel: (21) 3357-9933

32 comentários em “Dica de Cuidado 2 – Trato urinário do seu gatinho com a Tia Ju

  1. Que bom ter a pediatra do Borges e da Christie por aqui!!!
    Meus gatos adoram tomar água que empoça no quintal após a chuva.
    Lambeijos!

  2. Meu gatinho mais novo (cerca de um ano) bebe pouquíssima água. Ele não bebe dos potinhos espalhados pela casa, se assusta com a torneira do tanque (que a irmã adora) e não gosta da fonte da sala. Há alguma maneira de estimulá-lo a tomar mais água?

    • Olá Marina, experimente colocar as vasilhas maiores!!! Tem alguns estudos que atribuem o fato de o gatinho não beber água no potinho ao tamanho do pote… dizem que é pela barbicha, que é um órgão sensitivo, bater no pote e dar um “nervosinho” tal como aquela cocega q sentimos ao passar a língua no céu da nossa boca (rs)… Por esse motivo tantos gatinhos AMAM beber água na torneira ou nas fontes!!! Beijinhos

  3. É sempre bom lembrar dos cuidados com nossos amados felinos! Valeu tia Ju! A Tapioca nem chega perto das torneiras! Toma água no potinho e quando chove também vai no quintal beber água nas poças. Mas ela não põe a língua direto – molha a ponta da patinha e lambe a patinha! Pode?! kkkkk Falo pra ela: “Ô tadinha! Tem que esperar chover pra beber água!” kkkkk <3 =^.^= <3

  4. ano passado a mãe quando foi comprar um Whiskas pra Fifi, veio junto uma enorme caixa de areia + a pazinha. Fifi ficou toda contente. antes era urinava numa bacia rasa grande tb mas agora ela já tem a caixinha dela da Whiskas tá toda exibida. rs. ela bebe muita água. Às vezes do balde( a água é limpa, né? ) ou da torneira mesmo. rs

    • Ju, não se esqueça de deixar uma BANDEJA RESERVA bem bonita pra ela!!! Vai que ela suja e você não precebe a tempo… os gatos (e humanos) não gostam de usar banheiros sujos, e com isso a Fifi pode ficar prendendo o xixi e o nº2 até que vc limpe a bandeja (o que pode causar sérios problemas)!!!

  5. Obg pelas dicas Juliana!!! Aqui em casa, eu coloco potinhos em locais mais altos,onde meu cachorro não possa alcançar. Pois eu percebi que eles não gostam de beber a mesma água que ele bebe. Cachorros são mais lambões,né!!!!

  6. Adorei a dica da tia Ju! Em casa tenho um gatinho que bebe muita, mas muita água mesmo! Nossa vet acredita que ele tenha uma doença chamada diabetes insipidus. Beijos

  7. Tia Ju, uma dúvida: minha Amy Cathouse só toma água da torneira, raramente ela usa o potinho, com isso, ela nos espera chegar em casa à noite para tomar água…. Quando a adotamos, ela tomava água no potinho, normalmente, mas agora nem chega perto….
    Vocês tem alguma dica que pode ser útil para fazê-la se reaproximar do potinho?
    ela faz bastante xixi durante o dia, em média 3, ou 4….
    bjoks
    Carol

    • Carol ela provavelmente está achando o potinho pequeno demais pra ela e pras barbichinhas dela (na torneira as barbichas não esbarram em nada)!!! Aumente o tamanho dos potinhos… e sempre troque a aguinha dela!!! Gatinhos são muito fofos, porém muito exigentes!!!! beijos

      • Putz!!! Não tinha pensado nisso antes!!! Vou comprar um pote maior sim! Obrigada!!!!
        Ah, sempre troco a água dela, todos os dias!
        Obrigada mesmo!
        bjoks

  8. To adorando as dicas de cuidado borginho ! Lembra que não é só ficar coçando a barriguinha dos bichanos !

  9. Minha gatinha, Olga, bebe bastante água. Mas só usa um dos potinhos que colocamos… dentro de um banheiro de humanos! Já até invertemos os potes de lugar, mas ela continua bebendo água no banheiro.
    Ela faz xixi umas duas vezes ao dia, mas são bem grandões! Tenho a impressão de que ela prefere usar a caixinha quando tem gente em casa, pra depois vir miando nos avisar. Isso é normal? Temos receio de deixá-la sozinha o dia todo…

    • Experimente deixar 2 ou 3 bandejas com bastante areia… é bem provável que ela chame vocês pra limpar logo a sujeira!!!! rsrsrsrs
      Ah esses gatos… são umas comédias!!!!

    • Olá Bruna!
      Tenho um gatinho que também urina só umas duas vezes por dia, tenho a impressão que ele fica segurando.., a sua gatinha continua assim ainda? Ou vc teve alguma solução..

  10. Tia Ju, quantos dias posso ficar sem trocar a areia da caixinha do Bazinga?
    Limpo TODOS os dias, mas não sei quanto tempo posso ficar sem trocar…
    Outra dúvida: hoje ele resolveu nadar no no vaso sanitário, e eu tive que dar banho antes de acabar as vacinas. Como me pegou desprevenida, tive que dar banho com um sabonete Nívea, tem algum problema?
    O Bazinga é um S.R.D. (com muito orgulho e muita lindeza, é claro)

    • Troque a areia a cada 3 dias, e não se esqueça de lavar a caixa antes de repor a areia!!! Se precisares dar um banho, use sabonete de glicerina (a granado tem um próprio para animais) ou um shampoo específico para gatos, que geralmente tem formulação para secagem mais rápida!!!

  11. Oi Tia Ju!
    Qual a quantidade de água um gato adulto bebe por dia, mais ou menos??
    O Chico e a Zuri adoram suas dicas, porque assim posso cuidar melhor deles!

  12. Tia Ju, muito boa dica, obrigada! A minha Nina tem o seu potinho de água fresquinha dentro de casa e vai tomar água no pote da minha cachorra… ai ai ai, ela deve achar que seu potinho está pequeno, e o pior é que não está….rsrs.

  13. Tia Ju, minha neguinha não curte muito agua não, ela tem pote grande, um pequeno, um medio e quase não bebe agua, na torneira nem pensar ela morre de medo, e tb ela não sobe nas coisas, ela não foi acostumada a subir em mesa, pia, geladeira, etc, o maximo que ela sobe é na janela, cama e sofá, o que eu posso fazer pra ela beber mas agua? ela já tem 7 anos e é bem FRESCA mesmo, eu coloco ração no pote ela dá um jeito de virar o pote só pra comer a ração no chão, resumindo acho que minha pretinha nao curte potes rsrsrs

  14. Boa noite! Tenho andado bem apreensiva vom meu gatinho Mingau, ele vem sofrendo com uma sistite ha alguns dia, levei ao vet q que fez uma ultra e constatou que tinham vários cristais na bexiga, fez um procedimento com uma sonda para desobstruir o canal e receitou Baytril e predinisona, ele tomou por 5 dias e melhorou, mas não ficou bom, ainda estava urinando em gotas. Uma noite dessas, na hora de dormir, ele começou a sentir muita dor e chegou a se esticar no chão gemendo e me olhando, foi quando ele correu para a caixinha de areia e fez xixi em jato. No dia seguinte levei no vet outra vez q mandou repetir o Baytril por mais 10 dias, pois estava com febre de 49º. O vet acha q ele está assim por stress, pois ele é muito medroso e me recomendou os Florais de Bach para melhorar a medo que tbm estou dando. Minha preocupação é q o vet falou q provavelmente vai ter q fazer uma cirurgia e eu já li q em alguns casos pode causar incontinencia urinária, não quero isso pra ele. Ele sempre comeu Golden de salmão, agora come uma dspecial para o trato urinário. Gostaria de saber o q vc faria?

  15. Oi gostaria de saber se é normal meu gato tem 11 meses come bem e toma água bem mais ele urina 2 vezes ao dia em bastante quantidade e defeca uma vez só ao dia e normal obrigado

  16. Oi bn Minha gatinha Mel faz xixi somente uma vez por dia , fico preocupada … a caixinha dela é grande , sempre limpa mas ela é assim … tanto cocô qt xixi é somente uma vez ao dia , raro o dia que faz 2 vezes . Devo me preocupar ? A ração dela é Premium … ela tem pote grande pra beber água mas gosta mesmo é da torneira , vou fazer uma fonte pra ela pq me preocupo se estou oferecendo água suficiente a ela …

  17. Oi Tia Ju!

    Meu gatinho dorme o dia todo e faz xixi e cocô somente a noite, bem tarde, tem algum problema?
    Ele come ração Golden Salmão agora, mas antes comia Premier Salmão também, ambas trato urinário.
    Ele é castrado.
    Muito obrigada!!!

  18. Minha gatinha Bella tem 14 anos, quando tinha 7 anos foi operada 1 cristal na bexiga, de cor rosada, do tamanho e formato de uma moeda pequena, desde então incentivei muito a beber agua filtrada, espalho diversos potes, copos, taças e fontes pela casa, ela bebe e 2-3 xixis por dia bem grandes.
    Fico com medo de que esteja doente. Quantas vezes e qual a quantidade ideal/normal para o gatos fazer xixi ?
    Faz poucos dias que perdí um gato de 16 anos chamado Nego, e estou sofrendo a pior dor que já sentí.
    A gata Bella parece que também está sentindo o mesmo porque ela parou de comer (sempre foi gulosa demais) e só está bebendo água. Por favor respondam porque eu estou dilacerada e preciso desta informação urgente.

Deixar um comentário