Olá, fãs! Hoje aqui no dica de cuidado tem a mamãe, ela vai falar sobre a nossa experiência com coleiras, essas coisas chatas que, de vez em quando, me obrigam a usar! Hehehe
—-
Olá, fãs do meu filho,
Acho que toda mãe de gato de primeira viagem não resistiu quando foi ao petshop pela primeira vez e comprou uma coleirinha para “enfeitar” o gatinho, né? Comigo não foi diferente. Quando adotamos o Borginho compramos coleirinha para ele, mas ele odiava e, quando ficou um pouquinho mais habilidoso e aprendeu a tirar, nunca mais conseguimos fazê-lo usar.
A verdade é que colocar coleira em gatos por pura estética é uma bobagem, principalmente se seu gatinho não gostar. Eles já são naturalmente lindos. Não faça isso. Porém, há algumas situações em que é bom que o gato use coleira por questões de segurança. O meu irmão Mário Grey, por exemplo, usa sempre uma coleirinha com guizo, pois mora numa casa muito grande, que vocês conhecem como o “castelo do tio Grey”. O guizo ajuda muito na hora de encontrar o gatinho.
Mas, atenção! Gatos não devem usar qualquer coleira, como coleiras de cachorro, por exemplo. As coleiras para gatos devem ter dispositivos de segurança, pois nossos bichanos podem ser muito ariscos. Elas devem ser de material elástico e a trava não pode ser absolutamente fixa, deve se abrir quando se imprime uma força um pouquinho maior, para não correr o risco de nossos filhotes ficarem pendurados pelo pescoço em qualquer estripulia.
Além disso, em situações em que tiver que sair de casa, vale a pena colocar um peitoral no gatinho, como aquele que o Borginho usou quando fomos ao programa Encontro com Fátima. O peitoral tem um mecanismo bastante seguro e ajuda a segurar o gatinho em situações estranhas. Os peitorais que os gatinhos usam, são iguais aos que os cachorros usam, mas são bem pequenininhos.
O uso da guia, para mim ainda é um mistério. Quando coloquei o peitoral no Borges, tentei colocar a guia para ver se ele andaria comigo, mas ele travou e deu uns “pitis”… rapidamente desisti da guia, mas o mantive com o peitoral. É importante também, que planejemos o uso deste tipo de acessório, pois, sem dúvida, eles representam estresse para muitos gatinhos. Por isso, colocamos o peitoral no Borges 2 dias antes da participação do programa, para que ele já estivesse acostumado com ela no dia em que teria um estressezinho a mais.
É isso, fãs do Borginho! Espero tê-los ajudado compartilhando essas nossas experiências!
Ass.: Mãe do Borges



Oi Borginho, me chamo Fred e gosto de passear com meu pai, ele sempre me leva à noitinha, pois tem menos pessoas e as vezes eu me assusto com barulhos. Porém só posso sair se for de coleira com peitoral e meu pai me puxa com a guia, eu não gosto muito, mas é o único jeito que dele me levar, então concordei. Agora quando estou em casa não uso coleira, pois sou muito peludo e nem parece coleira no meu pescocinho.
O toth usa coleira com uma plaquinha de identificação… Apesar de nossa casa ser segura com redes de proteção nos muros e ele não ir pra rua, mas caso aconteça algum acidente, aumenta as chances de encontrá-lo. Ele destruiu 3 coleiras antes da atual, tb não gostava de usar, mas essa ele não tentou mais tirar, se adaptou, e me deixa mais tranquila assim. Bjs.
Mamãe do Borges,
Quando coloquei o peitoral no meu gato CH, ele simplesmente virou uma estátua e começou a cair para o lado! Foi muito engraçado!
Já a coleira, os dois fizeram o favor de prender os dentes caninos no fecho e arrebentar todas que eu comprei.
Desisti.
🙁
O Vet dos meus gatuchos aconselhou colocar um guizo igual ao do Grey, pois moro em uma casa grande. Eles quase tiveram uma síncope. Deram um mega chilique, pularam que nem cavalo selvagem e acabaram exaustos e sem força, o coração aos pulos! Coitados! Foi difícil até tirar do pescoço porque queriam me morder, arranhar, fuuuzzz e rosnados para todo lado… Nunca mais tentei… 🙁
Hahahahaha!!!! Cavalo selvagem!!!!!! kkkkkk
Adorei!!!
😛
Mamãe do Borginho,
Eu usei logo no comecinho, quando eles chegaram em casa, assim que aprenderam a tirar, nunca mais usaram e ainda estragam tudo quando tiram, pra não usar mais mesmo!!! rsrsrsrs
Eu também concordo que já são lindos por natureza, era só uma bobagem pra fazer graça nas fotos. Agora deixo meus filhotinhos com a beleza que eles já possuem…tenho 5 lindos, 4 meninas e 1 menino!!! Beijos para o Borginho e Christie e na mamãe também.
Não se esqueçam que coleira com identificação é SEGURANÇA pra nossos amados gatos!!
Mesmo os que só ficam só dentro de casa (o que pra mim é a forma correta de se ter um gato), a identificação é importante!! Gatos são levados e podem fugir se a gente bobear. E aí acontece o que a gente vê aos montes nas redes sociais: pessoas desesperadas porque perderam seus gatinhos e quem encontrar não tem nem como avisar.
Eu adotei duas gatas adultas que, obviamente, demoraram pra se adaptar às coleiras. Mas eu uso aquelas que são só de elástico, fininhas e com o mínimo de penduricalhos possíveis (o guizo eu acho um pecado, se incomoda até a minha audição, imagina a do pobre gato que carrega ele o dia todo do lado do ouvido super sensível). E escrevo nelas com canetinha o nome da gatinha e o meu telefone.
Com persistência elas pararam de tentar tirar. Tudo é treino (inclusive treinar o gatinho pra vir quando você chama, o que substitui os tais dos guizos e dá certo, sim!).
Mãe do Borges, Parabéns por tudo que sua Família proporciona para todos nós!
Obrigada também, pela atenção e carinho.
Os Guizos – O que eu soube sobre os guizos nas coleiras dos gatos, é a chance que os pássaros tem em se defender de seu ataque silencioso,
Conhecidos como “Espanta Pássaros”.
Desejo ter ajudado.
Obrigada!
Desculpe, mas acabou aparecendo uma Criaturinha Curiosa (Muriel) aqui e o comentário ficou em resposta da Fã Karine, era para ficar no final, em comentários gerais.
Desculpe e Obrigada!
Minha filha fica triste e coçando o pescoço qdo eu coloco… foram 2 vezes e desisti depois kkkkk
os meus não usam, e acho q odiariam nunca tentei….
Meus filhos não usam coleira pois tenho medo que eles tentem tira-las e aconteça algum acidente, tipo enforcamento. Como eles vivem em apto, nao vejo necessidade de estressa-los. Maximo que ponho neles é um lencinho no pescoço, mas claro, quando estou com eles.
Ass: mãe de Napoleão e Alvim
Minha Penelope ficou toda triste quando tiramos a coleirinha para lavar…Fiquei até com dó! Ela se acostumou tanto, que agora não fica mais sem!
Obrigada, Mamãe do Borges.
Mãe do Borges, Parabéns por tudo que sua Família proporciona para todos nós!
Obrigada também, pela atenção e carinho.
Os Guizos – O que eu soube sobre os guizos nas coleiras dos gatos, é a chance que os pássaros tem em se defender de seu ataque silencioso,
Conhecidos como “Espanta Pássaros”.
Desejo ter ajudado.
Obrigada!
Lola tb não gosta de nada. Qualquer coisa que coloco nela ela trava e começa andar abaixada… Nunca quis colocar coleirinha, embora tenha umas lindas, pois morro de medo de enforcar meus gatinhos em alguma travessura… Mas quero acostumar o Francisco a andar com peitoral e guia, pois ele era de rua e muito “passeador” e agora que o adotamos está sem acesso a rua, e está ficando meio chateado… Mas só vai passear comigo… rs Obrigada pelas dicas.
Os meus gatinhos adoram coleiras, ficam lindos e nunca se incomodaram com os guizos..! A única que não usou coleira com guizo foi a Luna, ela é cega e se guia muito pela audição,principalmente quando ainda não conhecia a casa, então o guizo só iria atrapalhar a sua movimentação.
Quanto as guias eu tenho uma aqui e coloco neles de vez em quando e até já sai com eles na rua, claro que não tinha ninguém e deixei eles explorarem o ambiente. Mas tenho que tomar vergonha e criar uma rotina pq desse jeito nunca vão ficar 100% confortáveis para passear!!!
Oi, Mãe do Borges!
Qual a marca do peitoral que você comprou pra ele? Quero comprar um pra minha Khaleesi, mas não conheço marcas de confiança. Por favor, responda pq a gordinha aqui precisa passear pra deixar de ser sedentária hehe