Oiiii, amiguinhos!
Tudo bem com vocês? Hoje eu que vou dar mais uma dica de cuidado. Mas a dica de hoje não é baseada na minha experiência, não! É baseada na experiência do Borginho. É que o Borginho é um gatinho muito, muito, muito fresco e eu fico boba com tanta frescura. De vez em quando a gente está sozinho em casa e ele vira pra mim: “Christie, estou com sede.” Eu respondo: “Ora bolas, Borginho, beba água”. Ele replica: “Não quero essa água do balde, nem do bebedouro, quero da torneirinha!”. Aí, eu respondo sempre nervosinha: “Então você vai ficar com sede por que, nem eu, nem você sabemos abrir a torneira!”.
Fico impressionada com o Borginho. Sempre que eu tenho sede, eu bebo água, é tão simples… às vezes, não preciso nem ter sede pra beber, se me deparo com uma “pocinha”, já vou lá dar umas lambidinhas! hihihihi
Mas aí, eu tava dando uma pesquisada na internet e descobri que tem muitos gatinhos iguais ao meu irmão. Mas sabiam que isso é um problema muito grave? É que gatinhos que não bebem muita água podem ter doenças renais quando ficam mais velhinhos.
E as doenças renais são muito chatas, os gatinhos sofrem e os pais humanos dos gatinhos acabam tendo que gastar muito dinheiro pra cuidar dos gatinhos e tendo muito trabalho também. Precisam comprar ração especial, em alguns casos, tem que dar soro todos os dias… enfim, vale a pena prevenir.
O principal jeito de prevenir é cuidando para que seu gatinho beba muita água. Por isso, sempre deixe água fresquinha e filtrada para seu gatinho. Se seu gatinho for fresco que nem o Borginho, invista em bebedouros diferentes. Aqui em casa, mamãe e papai deixam água no balde pra gente, pois a gente prefere beber água num potão bem grandão. Tem também, um bebedouro com filtro e água corrente. Mamãe também comprou pra gente um outro bebedouro que tem uma bolinha que quando a gente põe a língua, desce a água, mas nem eu, nem o Borginho usamos!!!
Amiguinhos, cada gatinho é um gatinho, assim como cada pessoa é uma pessoa. Por isso, é importante que você preste muita atenção no seu filhote pra ver o que ele gosta mais. Além disso, preste bastante atenção na caixinha de areia! Quando você for recolher nossos dejetinhos (hihihi), verifique se tem xixizinho: se não tiver, sinal amarelo! Tente identificar o jeito que seu gatinho gosta de beber água e faça de tudo para que ele beba!
Lambeijinhos!




Cristhinha e Borginho… eu fico muito preocupada com a Skyler… coloco agua fresquinha de 2 a 3 vezes por dia, mas me parece que ela quase não bebe. Em compensação, é só alguem sair do banho que ela vai lá “beber” daquela água. Já tentei coloca-la para beber direto na torneira, água corrente, mas ela não quis nem chegar perto… rsrsrs.
Sempre observo a areia, e olha, não sei de onde ela tira tanto xixizinho… hihihihi. É cada bolona que se forma na areia. Isso me deixa mais tranquila, mas será que vocês tem alguma ideia legal para eu usar com minha fofura???
os meus não bebem na tigela q o cachorro grande bebe pq ele baba a água toda!
A minha finada Celeste faleceu aos 17 anos de complicações renais, bebia muito pouca água. Eu achava que era normal os gatos não beberem água. O Lilico começou a arrastar o pote de água para longe da cozinha, onde ficam os potinhos de ração e assim ele bebe bastante água. Agora deixo vários potes, em vários lugares. Será que é porque eles não enxergam bem de perto e o cheiro de ração é muito forte e eles não conseguem encontrar a água?
Aqui em casa a água da Zara e do Zeus é melhor do que a dos humanos. Além de ter filtro no bebedouro deles, a água que colocamos também é filtrada, ou seja: os gatinhos bebem água duplamente filtrada!! Resultado: os 2 bebem muita água e ficam saudáveis e felizes!
Vale a pena investir num bom bebedouro, pois água limpa e fresca é fundamental.
Aqui em casa tenho neura disso. Sou super preocupada que eles estejam sempre bebendo água pois já li bastante sobre problemas renais em felinos. Eles, graças a Deus bebem água que deixo na vasilha ao lado da ração. Troco sempre essa água para estar sempre fresquinha e vigio a caixinha de areia para ver se tem sempre xixi.
Vou falar uma coisa impressionante: o Kiko Antônio bebia pouca água, e só com a patinha. Teve que fazer 3 cirurgias pra tirar pedras na bexiga, enormes. Da última vez a pedra era do tamanho da bexiga e ele quase morreu. Olha que usava a ração urinária, mas em um ano formou nova pedra. Pedi ajuda para outros gatinhos no facebook e a sugestão de muitos foi a de usar a fonte de água. Eu mesma fiz a fonte e gastei menos de 30 reais. A água é filtrada. Ele ama a água correndo pela fonte como na torneira. Parei de dar a ração urinária e ele está melhor que nunca. Não suja mais a patinha, fica limpinho e com água fresquinha. Esta é a minha sugestão. Tem vídeo no youtube de como fazer uma fonte para gatos. Vale a pena.
Aqui em casa eles tomam bastante água, desde que botei um segundo potinho de água bem mais afastado eles passaram a tomar mais e aqui ainda tem umas fontes, não para gatos especificamente, mas eles adoram 🙂