Dica de Cuidado 38 – Leite de Gata

dica_de_cuidado_titulo

 

Olá, fãs!!
Como vão? Nossa dica de cuidado de hoje trata de um dos maiores mitos felinos de todos os tempos: o leite!!!
Quem aí não cresceu ouvindo: gatinhos amam leite; deve-se dar leite aos gatinhos;  ow, que lindinha, ela socorreu o gatinho dando leite. Papai e mamãe me falaram que já viram infinitos desenhos animados em que os gatos se alimentam só de leite.
Claro, claro. Nós gatos somos mamíferos e em algum momento das nossas vidas tomamos leite, assim como vocês. Porém, já pararam para pensar que o leite que tomamos é leite de gata e não de vaca? E que há muitas diferenças pouca entre estes dois animais? Já reparou que, inclusive alguns humanos, possuem intolerância à lactose e que muita gente tem dificuldade de digerir leite e seus derivados?
Confesso, leite é gostoso mesmo! Mas nem sempre faz bem.
O leite, se não estiver devidamente fervido e tratado, poderá deixar o gatinho com vermes. Além disto, o leite integral é muito gorduroso e isto poderá causar problemas de saúde ao seu gato e mesmo engordá-lo. Por isto, o mais saudável é que ele beba apenas água.
Se você encontrou um gatinho bebezinho abandonado e quer dar algo para ele, você deve dar um leite de substituição especial que é vendido nos pets e clínicas veterinárias. Não dê leite de vaca, pois como ele não é um bezerro, poderá passar mal. Também não tente amamentar no seu próprio seio, pois pode ser que ele arranque seu bico fora. hehehe
Se você tem um gato adulto que sempre foi apaixonado por leite e que já constatou que não possui intolerância, você pode dar um pouco de leite de vaca desnatado, como uma espécie de petisco, nunca em substituição à água ou à comida. Mas o melhor é, na dúvida, nunca deixe seu filhote se apaixonar pelo leite, vai ser melhor para ele e melhor para você. Assim ele não sai mugindo e você não corre o risco de tomar uma chifrada.
jaja_filhotes
Mamar na mamãe gata pode!
tom
Tomar leite de vaca no potinho não pode!

4 comentários em “Dica de Cuidado 38 – Leite de Gata

  1. Leite de vaca não é bom para humano, para vcs nem se fala..
    Mas Borges fala sério né..Amamentar nos próprios seios kkkkkkkk

  2. Estudos mostram que 9 entre 10 gatos desenvolvem intolerância a lactose depois que passam da fase de amamentação, os sintomas são: diarreia, sonolência, irritação intestinal, má absorção dos nutrientes entre outros.

Deixar um comentário