Dica de cuidado 38 – Síndrome vestibular

dica_de_cuidado_titulo

Oi, amiguinhos!!!!!! Tudo bem com vocês? Eu estou mais ou menos… vou explicar o porquê.

Outro dia o Borginho disse que eu não era uma gatinha culta, ele ficou insinuando que eu era burra. Eu respondi pra ele que eu não posso ser burra por que sou gata e que eu sou inteligência pura. Só que ele disse que era impossível eu ser inteligente se eu não estudava… Então marquei uma reunião de família com a mamãe e o papai e comuniquei a eles uma decisão: falei que queria me inscrever no ENEM para fazer faculdade, só estava na dúvida entre dança na UFRJ ou artes cênicas na UniRio… preciso de uma profissão de diva, né, amiguinhos? hihihi. Mas aí fiquei muito #chatiada por que descobri que o ENEM deste ano já passou. Então resolvi procurar na internet se existia algum vestibular específico para gatinhos. Amiguinhos, fiquei #chocada por que o vestibular de gatinhos não é nem um pouco legal…

A síndrome vestibular é uma doença!!!!!!!!!!!!!!!!! Essa doença costuma aparecer em gatinhos mais velhos, a partir dos 8 anos. Os sintomas mais comuns são:

  • cabeça inclinada;
  • andar sem coordenação;
  • tontura;
  • quedas;
  • alterações oculares.

Essas coisas acontecem por que o sistema vestibular dos gatinhos é o que controla nosso equilíbrio e os músculos dos nossos olhinhos. Os gatinhos podem desenvolver essa síndrome, sem ter nenhum tipo de histórico de problemas de saúde. Mas existem alguns fatores de risco: traumatismo craniano, infecções de ouvido interno, câncer ou pólipos no ouvido médio, deficiência de tiamina e toxicidade de metronidazol. Quando um gatinho vai na tia de branco, pra ela ter certeza que o gatinho sofre de síndrome vestibular, ela vai ter que examinar o gatinho todo, inclusive terá que fazer exame neurológico  e de ouvido. A tia pode pedir também exame de sangue e de urina e até mesmo raio-x ou tomografia da cabeça. Aí, depois disso, se for concluído que o gatinho realmente tem a síndrome, a tia pode passar remedinhos para os sintomas.

Vejam o video de uma gatinha com síndrome vestibular:

É, amiguinhos… depois dessa pesquisa, não consigo nem ouvir a palavra vestibular que fico tontinha! Vou deixar essa coisa de ENEM pra lá…

Lambeijos!

5 comentários em “Dica de cuidado 38 – Síndrome vestibular

  1. Acho que a minha gatinha esta com esta síndrome vestibular, vc sabe me dizer o qie eu poderia dar para amenisar o sofrimento dela ? Tem cura ? O que faço o veterinario aqui da.minha cidade não tem conhecimento sobre isso sou de uma cidade bem pequena do interior do Paraná

    • Hevillyn, a melhor coisa a fazer é procurar um veterinário neorologista. Meu gato tem , e é tratado com vertix e prelone. Melhora bastante, mas não cura. todo ano ele tem essas crises.

Deixar um comentário