Dica de Cuidado 4 – Sobre sachês com a Tia Ju

dica_de_cuidado_titulo

Olá amados, fãs! Tudo bem?

Hoje tenho uma ótima notícia para os felinos de todo mundo!!!! Tcham, tcham, tcham!!! É sobre os sachês! Fiquem atentos no que a minha pediatra tem a dizer.

Lambeijos

Borges, o gato – @borgesogato

————————–

Christie puxando o saco da tia Ju.

Oi, fãs do Borges e da Christie. Tudo bom? Eu sou a Juliana, responsável por cuidar da saúde dos dois.

A boa notícia que trago é sobre o consumo de sachês. Novos estudos têm indicado que eles não são tão nocivos quanto sempre se divulgou por aí. Pelo contrário, estes estudos apontam que os sachês são melhores para os felinos do que a ração seca. Eles não são bons é para o bolso dos papais e mamães, né? (para alimentar um gato adulto são necessários 4 sachês por dia)

Se compararmos as embalagens dois dois, vamos perceber que a quantidade de sódio é maior na ração seca. Além disto, os sachês possuem maior quantidade de líquido que é importantíssimo para os felinos que precisam consumir bastante água. Ou seja, o sachê pode ser sim consumido diariamente, mas deve-se ficar atento, pois eles são causadores de tártaro, então, há que se dar maior atenção ao cuidado dentário dos felinos, pois o tártaro nos bichanos só pode ser tirado com cirurgia!

Outra dica importante é evitar os sachês de peixe, devido à alta incidência de alergias alimentares com frutos do mar.

Agora, você já pode dar sachê tranquilamente para seus gatinhos desde que aumente o cuidado com os dentinhos deles.

Beijos e até a próxima dica!

Abaixo, os valores nutricionais do sachê Whiskas e da ração seca Golden (uma das melhores do mercado) para vocês compararem.

2013-01-27 22.57.25

Valores do Whiskas Sachê

Valores da Golden Filhotes

Valores da Golden Filhotes

Juliana Manes

Rua Fernandes Sampaio, 120 lj C Jardim Sulacap
Cidade: Rio de Janeiro / RJ
CEP: 21.741-200
Tel: (21) 3357-9933

Comentários no Facebook

comentários

46 Comentários

  1. Alexandra Martins disse:

    Ebaaa que os gatinhos vão ficar muito felizes com essa notícia!!!
    Pena que só posso dar um saquinho por semana para os dois dividirem, Jhonny está com tártaro =/…
    Lambeijos Borginho e que venham muito mais sachês =^.^=

  2. Fabiana disse:

    Uia, que coisa boa de saber!!!
    Eu dou os sachês pros meus gatinhos uma vez por semana, mas sempre me sentia meio culpada, não sabendo se estava fazendo o certo.
    Agora posso faze-los felizes sem culpa!!
    Excelente dica Dr. Juliana!!!
    Beijokas Borges e Christie!!

  3. Camila disse:

    E quanto aos sachês da Royal Canin?? Será que acompanham a mesma conclusão??? ._.

  4. olá! tenho 7 gatos, todos amam wiskas sachê mas damos pequenas porções por dia como “tira gosto”, justamente por causa do preço…. imagina 28 saches por dia, ou seja, 40 reais por dia rsrsrs Bom, minha pergunta é sobre os tártaros, e o “bafinho” deles…. o que vc recomenda para a higiene bucal dos peludos, já q n é tão simples fazer essa higiene. Existe algum alimento q ajude nisso? Lambeijos

  5. Samara disse:

    Tia Ju, minha gatinha adora sache, mas vomita tudo!! prefiro dar a raçao seca mesmo…

    Bjus

  6. Minha gata até faz greve de fome se não trago a Wiskas Sachê para ela! Mas ela não chega a consumir uma unidade por dia, pois ela come a ração seca também!
    Deixo uma dica para aqueles donos cujos gatos não consomem todo o saquinho (acho difícil, mas a exemplo da minha Francisquinha, tem gato que é moderado!): além de dar em pequenas porções e guardar o restante num potinho na geladeira, prefira comprar a de sabor Frango, pois a de sabor Carne atrai mais moscas e fermenta mais rápido em locais e dias mais quentes, ou seja, estraga! Não sei o porque da Wiskas Sachê Carne estragar e “feder” mais rápido em dias quentes que a sabor Frango…

  7. HUmm Não sei não Borginho, teve um época que todos os dias dava sache para minha gata adulta, castrada e gordinha. Comecei a observar que a quantidade de xixi na caixa de areia tinha diminuído muito..ate um dia em que cheguei do trabalho e não tinha xixi algum.Comecei a ficar preocupada e parei de dar o sache por que aquilo não era normal, ela bebe muita água e sempre fez pelo menos dois montinhos xixi todos os dias. Foi automático, no dia seguinte ela ja começou a normalizar, no dia consecutivo ela ja tava fazendo a montanha de xixi normal. Hoje em dia eu compro o sache, mas só as vezes pra fazer um mimo. ;)

  8. Michelle disse:

    Que maravilha, Borginho!!
    As duas lindezas daqui de casa já estão toda contentes!! rsrs
    Agora podia ter uma matéria sobre como cuidar dos dentinhos, né?

  9. danielapascon disse:

    o que você recomenda para a higiene bucal dos peludos? Tenho 7 bichanos e um deles, um “sialata” tem um bafinho e tanto!

    1. Alexandra Martins disse:

      Oi Daniela, veja meu comentário.. É o penúltimo, acho que pode te ajudar!
      Também tenho um gatinho com um bafinho e tanto.
      Beijos..

  10. Kel Schio disse:

    Agora sim fiquei feliz e meus gatos mais ainda hahahahaha. Eles AMAM sachê wiskas e agora comprei da friskies tb. Da royal compro as vezes, pelo valor muito elevado. Já sabia que beneficio do sachê conter mais agua, que para os gatos é super importante.
    Valeu tia Ju!!!! :P

  11. Josiane Rey disse:

    Tia Jú, e sobre os sachês da Royal Canin e da Sabor e Vida? Tem diferença? Eu tenho dois bebês peludos de cinco meses (meus bi-gatos!) e dou um sache da Royal por dia para os dois. Eles repartem o saquinho. Estou exagerando? Eles correm os risco de desenvolverem tártaro? Eles comem ração seca também, isso ajuda a prevenir o tártaro?

  12. Marina disse:

    Nenhum dos meus dois gatinhos gosta de sachê… se coloco no potinho eles deixam tudo. Posso tirar uma dúvida sobre alimentação? Meus dois bebês são loucos por atum. Sempre que abro uma lata (uma vez por semana mais ou menos) coloco um pouco do peixe com cerca de um colher de óleo para eles, sempre do light. Ouvi dizer que o óleo do atum ajuda a evitar bolas de pelos.

    Mas sempre fico com um pé atras que isso possa fazer mal pra eles. Posso continuar dando isso ou é melhor parar?

  13. Ana Lucia Dantas disse:

    Nossa aqui em casa foi só alegria com essa noticia … Meus amores adoram… principalmente a Mel que adoraaaaaaaaaa ….. ela come muito pouco ração seca, prefere a molhada … come tudo …. é a mais magrinha de casa ……. bjos lambidas

  14. kelly disse:

    a que bom ! pros dois bebês lá de casa os sachês sempre foram “comida de dia de festa” , mais aí trouxe um outro gato mais velho que estava abandonado na rua, ele tem uma doença crônica na boca, aí pra não doer enquanto ele come só sachê mesmo, mais sempre ficava com aquela preocupação, pela fama que esses sachês tem, mais fico feliz de saber que eles não vão prejudicar meu mendiguinho amado

  15. Boa notícia! Borges você me ajuda bastante com tantas informações!

  16. Patricia disse:

    Borginho, Adorei a dica!! Os bebes de casa vão adorar!!!
    Só que fiquei com uma dúvida.Como podemos cuidar dos dentinhos dos pequenos???

    Obrigada Tia Ju!!

    Bjs

    1. Thais Dafne Rosa disse:

      é eu tbm tenho essa dúvida.. nunca escovei os dentes das minhas..

  17. Juliane Frizon disse:

    Olá Juh! tb sou Juh. kkkkkk
    a minha Fifi é viciada em Whiskas sachê. ela come mais o caldo do que a carne.
    até aí ok. mas depois ela vomita tudo!
    não sei porque! ela vomita as carninhas, sabe?
    o que eu devo fazer pra ela não vomitar?
    bjos.

  18. sabrinamori disse:

    Bom saber, Tia Ju, eu tinha lido mesmo na net uma vez sobre a importância de dar comida molhada aos gatos tb!
    Como aqui em Belo Horizonte quase não achamos sachê de outra marca a não ser whiskas ficava preocupada, pois sempre ouvia horrores sobre a marca. Os fofos daqui de casa comem sachê uma vez na semana, e, durante o resto da semana comem ração royal canin premium pra filhotes.Então, vou manter aliviada a dose de sachês whiskas dos meu pequenos!

    Samara, meu gato tb vomitava, até q eu descobri q se eu der meio sachê ele não vomita. Acho q é pq é tão gostoso q eles empolgam e comem mais do q aguentam. bjus

  19. sabrinamori disse:

    Ah, bom saber que a golden é uma boa ração, pq ouvi dizer q a roya canin vai tirar alinha premium deles do mercado, como não tenho condições de pagar pela super premium, vou migrar para ele quando isso ocorrer!
    bjus

    1. Adriana Crepaldi disse:

      Ahhhhh que maravilha!!!!! Minha Lilica amaaaa!!!!! Vai adorar saber dessa noticia!!! Ela não come um sache inteiro por dia, pois misturo com a ração seca também!! Mas sempre dava com muito receio de fazer mal a ela, agora fico mais tranquila!! Que bom!! Obrigada pela dica!! Ah e eu também gostaria de saber como cuidar melhor dos dentinhos dela!!! Bjos da Dri

    2. Alexandra Martins disse:

      Oi Sabrina, a golden é ÓTIMA!!! Depois que troquei a ração dos meus bichanos eles ficaram com o pelo espetacular!!! Recomendo muuuito..
      Eu dou a de gatos castrados, Borginho ainda usa a de filhotes,acredito eu, por causa da Christie que ainda é novinha.
      Beijos!

      1. mary disse:

        Também mudei a ração da minha gata pra golden gatos adultos castrados, e realmente deixa o pelo espetacular, um otima ração mesmo, ela adoraaaaaa, quanto ao sachê não vou deixar ela saber disso, pq senão vai querer comer tudo de uma vez…..

        1. Alexandra Martins disse:

          Pois é Mary, é só verem o saquinho que começam a miar e pular..kkk
          Golden é ótima, costumo dizer que o pelo do Diego é o mais macio do mundo, já o Jhonny que chegou com os pelos crespos está com o pelo brilhoso e sedoso.
          Beijo.

      2. sabrinamori disse:

        Alexandra, muito obrigada pela dica!!! O Borginho e a Christie são mesmo uns lindos, desde que descobri o blog não deixo de ler um só dia!!! Agora vou migrar mais tranquila para a golden! Só resta saber se a Jolie e o Pepows vão se adaptar!
        Beijinhos!

        1. Alexandra Martins disse:

          Disponha!! Acredito que eles irão se adaptar sim, principalmente se você der a de salmão, aqui em casa ela acaba bem mais rápido do que a de frango.

          Borginho, Christie e Grey são o máximo mesmo, uma vez fiquei uma semana sem internet, imagina a aflição, toda hora pensava no blog..
          Um grande beijo e pode confiar que a Golden é muito boa.

  20. O “tio” do meu gatinho já tinha recomendado a alimentação úmida para o Patrick.
    Ele come um terço do sachê todos os dias, além da ração seca.
    Segundo nosso veterinário a alimentação úmida para os gatos é essencial e não um agrado como no caso dos cachorros.
    Também fiquei curiosa sobre os cuidados com os dentinhos. Existe alguma coisa preventiva?

  21. Marcelle Rissardo disse:

    Que bom, o Nagato e a Miya agradecem! Apesar que se eu coloco sempre eles não comem tudo, eles ainda preferem a ração seca! Mas quando coloco umas 2x por semana eles curtem bastante!

  22. Aline Matos disse:

    Eu tenho 3 gatos. Ponho ração seca no prato com um sachê por cima. O sabor do sachê vai para a ração e eles comem tudinho. Comem assim 2 vezes por dia. Também tomam vitaminas e petiscos que fazem sair o pelo que ingerem (e sai mesmo porque vomitam bolas de pelo) ou outros para limpeza dos dentes. Comem todos do mesmo prato.

  23. drikaquinze disse:

    Tia Ju, obrigada por seus conselhos!
    Em sua coluna anterior, vc tinha dado a dica de trocar o potinho de agua caso o gatinho não estivesse bebendo mta agua.
    Eu troquei a do meu pequeno e deu super certo! *-*
    Tenho um pacotinho de sachê aqui em casa, mas não tive coragem ainda de colocar pro Lin comer. Ele come muito bem da ração seca.
    Beijos!

  24. Rosangela Solon disse:

    Ju, quais os cuidados que devo tomar com os dentinhos? Nunca escovei os dentes da minha galerinha!

  25. Alexandra Martins disse:

    Oi !! Muita gente está falando sobre cuidados com os dentinhos, existem escovas de dentes específicas para gatos e cachorros e também tem pastas.O ideal é acostumá-los desde pequenos a escovação, consultem um veterinário que ele dará uma melhor orientação. Estou aqui só para tentar ajudar um pouquinho ;)
    E Daniela, leva seu sialata no vet o quanto antes, o Jhonny tem o bafinho bem mais forte do que o do Diego e vai ter que fazer um tratamento para retirar o tártaro. Pode ser que seu gatinho também esteja, o bafo indica!!auhsauhsuah

    PS: Adoro ficar cheirando o bafo deles!!! xD

    Beijos para todos!!

    1. danielapascon disse:

      valeu!!!! hahahaha o bafo deles é “atordoante” kkkkkkk bom saber!

      1. Alexandra Martins disse:

        Espero que ajude Dani, rsrs. Meu gato vai fazer a cirurgia no mês que vem, o tártaro está bem ‘avançado’, talvez seu gatinho tenha também. Olhe os dentinhos dele, os mais de trás, veja de que cor estão, o do Jhonny está bem amarelo e parece ter uma crosta…
        Beijos

    2. danielapascon disse:

      Obrigada Alexandra! Sendo assim, tenho mais de um q precisa ver os dentinhos….. vou falar com as tias o qto antes! beijocas

  26. Paola disse:

    Ahhh meus filhotes vão adorar a noticia!!! : )

  27. bianovavida disse:

    Que legal, tia Ju!!!! Agora fico com a consciência tranquila! A minha gatinha Tapioca tem 2 anos e oito meses e é do tipo mignon – hj está com 2k200g. Nunca passou muito disso. Ela é bem enjoada pra comer. Por um tempo misturava atum em caldo vegetal na ração seca. Só assim ela comia um pouco mais. Depois enjoou. Comecei a comprar Whiskas sachê e foi o achado! Ela come no máximo 1 sachê por dia, sempre misturado à ração seca. Vou colocando em pequenas porções, pq se ficar muito tempo no potinho ela não come mais! Foi o único jeito dela comer mais e não ficar muito magrela… kkkk O pelo dela é comprido pra uma ‘furasaco/viralata’ kkkk Mas é super macio e ela é cheirosa. Só tem um bafinho de onça! kkkk Urina e fezes sempre ok! Também deixo um potinho só com ração seca, pq de vez em quando ela come. Das comidas dos humanos, dou um pouco de carne ou frango quando vou cozinhar. Mas tem que cortar pq ela não gosta de pedaços grandes, nem gelados! Ah, nunca quis leite. Só gosta de um pouco de requeijão (tem q ser dos bons! kkk) ou margarina! Uma verdadeira lady!kkkkk <3 kkkkk Dizem q é frescura de quem é criada pela avó!

    1. danielapascon disse:

      hehehehe esses bichanos…. uma tia minha tinha um persa q só comia (um pouco, claro) da carne moída q ela dava se fosse de um determinado supermercado. Se trouxesse de outro ele n comia kkkkkkk

      1. bianovavida disse:

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a Tapioca só come carne fresca – do dia!!!!!!!!!!!!!

    2. BIA, a Tapioca deve ser irmã gêmea da minha Linda Maria! Igualzinhaaa, em tudo enjoa das comidas, adora sache eu costumo dar Sabor e Vida da Guabi, tem menos corantes e conservantes, mas assim como a Tapioca, e cheirosa, come carne e frango picado pequenininho, tem que ser no quarto em cima da cama com a porta fechada, não gosta de leite, mas adora seus derivados!!!! Pira no leite moça!!!! Fia de vó, como dizem por aki kkkkkkk

      1. bianovavida disse:

        kkkkk Ah, Glaucia, bom saber que a Tapioca tem ‘irmãzinhas’ por aí! kkkk São mesmo umas princesas! Mas essas criaturinhas são nossos xodós!!! <3

  28. Karina disse:

    Essa notícia está fazendo meus gatos pularem de alegria! Não tem jeito, eles amam sachê!
    Beijos

  29. Patrícia disse:

    Tenho 2 fofuchos em casa (irmãos da mesma ninhada), e somente 1 come sache e de uma marca e sabor especifica (não é a mais conhecida é a mais cara mesmo ai ai), a sorte é que o sache dá para ser dividido em 2 porções 1 por dia que é o máximo que ele come, o outro nem chega perto fiou dodói uma vez e precisava dar um pate recovery e não teve cristo que fez o gato abrir a boca para ao menos provar o Patê, tentei de tudo até danone (mãe de gato desesperada) e nada ele só come a ração seca mesmo, o jeito foi dar a ração seca na boca bolinha por bolinha. Nada mimado meus fofuchos né rs.

  30. Tania disse:

    Comprei por um bom tempo Whiskas sachê para minha gata. Ela passou a apresentar coisas que nunca teve: babava, no pelo apareceu pelos emaranhados, que dava para ver que por baixo deles havia uma secreção. Custamos a perceber que era por conta da ração da marca citada. Suspendemos (embora ela tenha sentido falta, pois creio que vicia), mas insistimos e ela parou de apresentar estes sintomas. Acho que é um veneno. Por via das dúvidas só damos ração seca e não a Whiskas, que por sinal prende muito o intestino dela.

  31. Bi@ disse:

    Oi, na verdade ultimamente ando comprando apenas outras marcas de sachê, como Sabor e Vida, Friskies ou Treecats, a Whiskas está muito cara e no supermercado Condor da minha cidade sempre acho essas marcas por R$ 0,99 em média Em casa estamos com quatro gatos jovens, dois machos e duas femeas… Geralmente divido um sachê para os quatro, e acrescento mais a mesma medida de água morna para cada sachê, ou seja faço render o dobro, deixo a refição ainda mais úmida e menos salgada… Eles comem e bebem tudinho! Bom saber que não faz mal, queria mesmo poder dar a eles todos os dias, já que imagino que um sachê aguado para quatro gatos não devia fazer mal né? E aí será que faço certo? Obs: Como o gato mais novo tem só sete meses e veio da rua estou dando Golden Filhotes a todos pelos próximos dois meses, depois mudo pra versão de adultos, já que todos já estão devidamente castrados… Parabens pelo artigo, adoro esse blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>