Olá, pessoal. Tudo bom?

Você sabia que já foi realizado um estudo que apontou que 85% dos animais apresentam algum problema dentário?
Você sabia que as bactérias presentes na boca do seu animal podem afetar órgãos vitais a longo prazo como fígado, coração e rins?
Primeiramente vamos desmitificar a questão da frequência. Ao contrário do que se ouve por aí, a escovação deve ser diária ou no MÁXIMO a cada 3 dias. Este é o tempo em que já se sabe que há o início de acúmulo de placa bacteriana.
A escova e a pasta de dente devem ser de uso veterinário. A escova respeita a anatomia bucal dos animais e a pasta tem que ser sem flúor. A pasta pode ser deglutida sem o risco de causar gastrite ao longo prazo.
Gatos geralmente não suportam o sabor doce, pois não possuem a mesma quantidade de papilas gustativas que nós e os cães. Como vocês irão perceber, a maioria das pastas veterinárias disponíveis em pet shops têm sabor de chocolate, morango, menta e até mesmo a neutra tem leve sabor adocicado. Isto pode ser um empecilho, pois os gatos provavelmente não vão curtir a pasta. A minha sugestão é a C.E.T. pasta dental da Virbac, pois além de um efeito residual enzimático, ou seja, ela continua atuando mesmo após a escovação, a mesma é super palatável. A chance do seu felino gostar aumenta bastante.
Animais que se alimentam de produtos úmidos como sachê, latas, pastas, atum light, carne, entre outros, possuem um ‘bafinho’ bem mais forte do que aqueles que se alimentam exclusivamente de ração seca. O cuidado com a limpeza bucal desses animais deve ser redobrado, pois o acúmulo de restos alimentares é muito mais intenso.
Durante o exame clínico, a boca deve sempre ser avaliada, principalmente nos felinos. Ao contrário dos cães, que quase sempre possuem tártaro, nos felinos a lesão mais frequente se chama Lesão de Reabsorção Odontoclástica Felina (LROF). Nada mais é que uma lesão bem parecida com a cárie, que gera dor, inflamação (gengivite), apatia, anorexia, excesso de salivação e dificuldade de mastigação.
A fase de socialização dos gatos é até os 2 meses de idade. Neste período curto de tempo, o gatinho aprende muito mais rápido. Este é o momento ideal para realizar todo o manejo como escovação, limpeza de orelhas, corte de unhas. Caso você tenha adquirido seu bebê depois dos 2 meses, não se desespere! Ainda é possível socializar seu animal, porém isto talvez requeira um pouco mais de força de vontade e persistência da sua parte.
“Meu gato é super arisco.Já tentei por diversas vezes e sempre levei a pior. Não há a menor possibilidade de realizar a escovação, infelizmente. O que posso fazer para minimizar a contaminação bucal?”
Aquadent (Virbac) ou Aqualitus (Inovet): são soluções orais que auxiliam no controle do hálito. Deve ser colocado na água de bebida do animal e trocada diariamente. Na diluição correta, a água fica sem gosto;
Plaque off (Inovet): apresentação em pó, para misturar no alimento, também usada para controle de formação de placa bacteriana. Uso diário.
Mesmo realizando a escovação e utilizando produtos para minimizar o acúmulo, será necessário realizar visitas periódicas com seu médico veterinário para avaliação da cavidade oral como um todo. Ele vai decidir quando será necessário realizar a “limpeza de tártaro”, que nada mais do que o uso de um ultrassom odontológico que limpará dente por dente. O profissional extrairá dentes, se necessário (casos de fratura, raiz exposta, entre outros). O animal precisa estar sedado.
Pra finalizar, deixo o vídeo do gato Schneider, da proprietária e veterinária Fernanda Bastos. Que sirva de exemplo e estímulo pra todos vocês que acompanham o blog.
Beijos e até o próximo encontro!
Vivian Lage de Oliveira
CRMV-RJ 10858
Especialização em Clínica Médica de Pequenos Animais
Formada pela UFF
Pet Paradiso: 3ªs, 6ªs e Sábados
Rua Barão de Mesquita, 359
2234-7775 ou 2574-9589
Eu precisava muito dessa dica!
vou tentar começar a escovar os dentes dos gatinhos..
mas eu queria mesmo saber se existe algo de comer que “limpe” os dentes do gato.
Perguntei aqui no trabalho se as pessoas escovam os dentes dos seus cachorros e eles disseram que o osso já cumpre esse papel. simples, eles dão osso pros cães.
Será que existe algo do tipo para gatos?
Fiquei nessa curiosidade..
Adorei as dicas!! Lambeijos!
Entao Livia, existem diersos produtos para os caes como goma de mascar, palitos, petiscos que divertem enquanto tratam, mas nao podem ser usados em felinos, infelizmente.
Eu não consigo escovar os dentes dos tri-gatos, só o Zé que deixa, as meninas nem pensar!!! Então eu uso na água plaque off, e visitas ao vet sempre!!! E o jeito!
Eu não consigo escovar os dentes dos tri-gatos, só o Zé que deixa, as meninas nem pensar!!! Então eu uso na água plaque off, e visitas ao vet sempre!!! E o jeito! Mas e vc Borgiho escova os dentinhos??? E a Christie e o tio Grey???
Obrigada, Tia Vivian!
Eu também precisava uma orientação sobre escovação dentária nos felinos…
Adorei o vídeo e as dicas que tem no box vão me ajudar bastante!
Lambeijos!
Tia Vivian,muito obrigada pelas dicas! Muito bom!
Amei as dicas, Borges!!! Esse era um assunto que me preocupava muito e deixava cheia de dúvidas…. Vamos ver agora se Anastácia e Phelipa vão se acostumar… Bjinhos!
Borginho… achei a pasta que a tia Vivian indicou a venda no e-bay, bem mais em conta que aqui no Brasil.
http://www.ebay.com/itm/CET-Cat-Toothbrush-with-Toothpaste-/170989760611?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27cfc8b063
O único problema é quem demora em média 45 dias para chegar…
Lambeijos!
Olá Josiane,
só um comentário: cuidado com o vendedor, ok? Pq eu soube de algumas falsificações de produto. Saiba que se seu animal tiver alguma reação, o 0800 da empresa brasileira não se responsabiliza.
Beijos
Adorei a dica, obrigada Vivian!!
E muito lindinho o gatinho escovando a língua > <
Lambeijo
Preciso saber onde posso encontrar esta pasta de dente!
Pets especializados, tia. Mamãe comprou na Cobasi.