420800_3372755481674_1620333693_n

Divã do Borges 26 – A gatinha estressadinha

divã

Olá, caros fãs, clientes, pacientes.

Como vão? Espero que mal, afinal, se vocês estiverem bem não terei mais clientes, não é? hehehehe. Se um coveiro vive da morte, um psicólogo vive das insanidades de vocês.

Vamos ao caso de hoje:

O CASO

Bom dia Dr. Borges,

Quero que você analise minha gata Dora (de Doralice), ela foi a primeira a chegar aqui em casa depois que minha gatinha Lilica morreu envenenada, mas essa é outra história. Bom, ganhei a Dora com mais ou menos 2 meses, e pouco mais de um mês depois, minha mãe encontrou a Pretinha (nome da minha gatinha que é toda branquinha, igual ao senhor) na rua, isso já tem um ano e meio. Adotamos uma cachorrinha, que se chama Chila (leia-se Tila), e de lá pra cá a Dora vem sendo muito rebelde, sobe na mesa pra roubar comida, sobe na pia do banheiro, está arisca além do normal, não quer carinho, bate na Pretinha… Encontrei 4 gatinhos na rua (o senhor até me ajudou colocando fotinha para conseguirem casa), aí só piorou a situação. Como devo proceder com ela?

Jeanne Pimenta

ANALISANDO:

1 – Doralice chegou 1 mês antes da pretinha… huuum…

2 – Depois veio uma a cachorrinha Chila!

3 – “Dora sobe na mesa pra roubar comida, sobe na pia…”

4 – Doralice não quer carinho.

5 – Bate na Pretinha.

6 – Encontrou 4 gatinhos na rua, eu até ajudei! (de nada)… – ué, mas os gatinhos foram adotados?

SOLUÇÃO:

Caríssima Jeanne,

Seu caso é bem complexo. Gatos não gostam de mudanças, gatos gostam de estabilidade. Já viu a rotina de um gato? Acorda, come, dorme, acorda, brinca, dorme, acorda, come, dorme… se você ficar mudando tanto, a Doralice terá muita dificuldade de se acostumar. Em menos de dois anos foi mais um gato, mais uma cachorrinha e agora 4 gatinhos. É demais para a rotina dela!

O que recomendo é que você dê um tempo para ela se acostumar.1 mês foi pouquíssimo tempo pra já inserir outra gatinha. Deixe-a acostumar-se com a casa, deixar o cheirinho dela em todos os cantos. A Chila, não tenho a menor dúvida, deve ser muito chata, só pelo fato de ser cachorra. Observe como é o comportamento da Pretinha com ela e da Dora em seguida. Veja o que há de diferente, como é a relação dentre elas. Eu, particularmente, tenho pavor de cachorros. Eles só fazem cachorradas.

Quanto ao fato de subir na mesa pra roubar comida, há um equívoco aí, tia. Toda a comida da casa é dela, então ela não está roubando nada, está pegando o que é seu. Há algumas opções: ou você não deixa a comida na mesa, ou já coloca no chão direto pra facilitar o trabalho dela. Subir na pia, no muro, na cama, é natural de nós gatos. Sempre vamos subir nos locais mais altos mesmo. Até aí tudo normal, tia. Se você quisesse um animal que não saísse do chão, deveria ter adotado um jacaré.

Sobre o fato de ela estar batendo na Pretinha, irmã mais nova serve pra isso mesmo. Quem deveria apanhar, da Dora, na minha opinião, é a Chila, mas como a Chila deve ser meio perigosa, a Pretinha acaba sofrendo os danos. Averigue o seguinte, que tipo de pancada é? É fraquinha, como se fosse uma brincadeira? Sem problemas, é só um estresse típico das fêmeas de qualquer raça. É violento e causa machucados? Então separe as duas urgentemente. Dê sempre muito carinho nas duas, faça brincadeirinhas, dê tempo para se conhecerem melhor, nada resiste ao tempo, nada. Se necessário, retome todos os processos de integração, seguindo estes passos aqui: http://www.borgesogato.com/dica-de-cuidado-6-aproximando-seus-gatos-com-a-tia-ju/

Adotar é ótimo, tia. Colaborar com a adoção e dar lar temporário também. Devemos saber, entretanto, que isto muda a rotina dos felinos. Jamais misture gatos de lar temporários com os seus: Eles podem ter pulgas, problemas de pele e até doenças mais graves que poderão ser transmitidas. O ideal é você ter um espaço para os gatos de lar temporário e, de preferência, distante dos seus gatos de casa.

Mais um caso resolvido.

Até a próxima.

Dr. Borges, o gato – @borgesogato

2013-04-18 12.28.38 IMG_20130201_162240 (1) 420800_3372755481674_1620333693_n

13 comentários em “Divã do Borges 26 – A gatinha estressadinha

  1. Ai que foto linda da Dora com a cabeça apoiada na mesa!!
    Parabéns pelo caso Borges, mas coitada da Chila, talvez ela não seja tãão chata assim ><

    Bju pra família!

  2. Borginho,
    Passando mal de rir com a análise de hoje!!!!
    Daqui a pouco vão te convidar pra um stand-up comedy!!!
    😛

  3. Eu pensava q so eu tinha achado o máximo a parte do ” se quisesse um animal q não saísse do chão deveria ter adotado um jacaré”! Ri alto lkkkkkkk vc êh o melhor. Caso resolvido!! Ela tem coração grande como toda mãe de gato sempre cabe mais um .. Rsrs a convivência nem sempre êh fácil tenho um aqui q d vez em quando bate p valer na fêmea, e já tem mais d ano isso, mas como êh muito d vez em qd se tolera, além do mais q vivem entre tapas e beijos, no fundo se anam

  4. Adote um jacaré foi de mais, tbm tenho esse problema na minha casa, só que a minha não teve solução, é minha gata Bebel, ela simplesmente se tornou independente por completo, ela aparece quando quer, só pra dar um oi mesmo, por que nem entra no pátio, e tudo isso aconteceu quando me mudei, e tinha o meu gato Flokinho , que cresceu e ai sim q ela ficou rebelde por completo. Fico triste com isso mas ela é muito brava e não fica em casa, paciência né, os filhos crescem.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkk Divã é divã! O do Borges não tem pra ninguém! Já dei uma gargalhada com a saudação! Pior q vc tá certo! Um psicólogo vive das mazelas de seus pacientes! kkk A cachorra q faz cachorradas, o (de nada), não colocar a comida na mesa, o jacaré q não sai do chão, o natural das fêmeas de qquer espécie… Definitivamente não posso ler o divã em público! A não ser q queira q pensem q sou mais uma gateira doida… kkkk E não queremos isso, não é?! kkkkkkkkkkkkkk Dr. Borges, este caso complexo foi resolvido com maestria! E eu fico rindo a prestação, só de lembrar das suas análises! 😛

  6. kkkkkkkkkkkk.
    Essa frase do jacaré que o Borginho falou me lembrou uma imagem que eu vi outro dia na internet de um gatinho fantasiado de jacaré.
    Só assim pra adotar um.

    E falando em jacaré alguém viu esse vídeo do gato enfrentando um, ou não, na verdade dois jacarés?
    http://www.telegraph.co.uk/news/newsvideo/weirdnewsvideo/8142438/Cat-takes-on-two-alligators.html

    Caso eu estivesse lá acho que não ia aguentar apenas ver o gatinho, porque já pensou acontece uma tragédia?

    • Nossa eu tbm não ia ter esse ‘sangue frio’ de ficar só filmando, credo, uma bocada e já era!!!
      o.0

  7. Como a maioria aqui já disse, a parte do jacaré é ótima!!!
    Adorei a primeira foto da gatinha, ficou engraçada!!

  8. Borginho!!!! Obrigada por analisar a Dora!!! Os gatinhos já foram adotados, e ela está melhor… Mas continua sem paciência com a Pretinha… :((

Deixar um comentário