1

Domingo é dia de dormir

Era por volta de sete horas da manhã. A noite insistia em se alongar. O céu estava cinza e chovia como num drama clichê. Vovó bateu forte na porta do quarto: “Filha, filha! Seu pai morreu.” Christie e eu não entendíamos direito  o que acontecia, mas todos da casa choravam. Grey estava sobre a cadeira de balanço da vovó, estático. Eu seria capaz de descer as escadas e ficar ao lado dele jurando que era uma estátua. Não houve miado, não houve palavras. O silêncio era a casa.

Não gastarei a paciência do leitor dizendo que vovô era uma pessoa boa, pois sabemos que todo mundo depois que morre tem um pé na canonização. O que quero dizer para o leitor é o quanto vovô foi feliz. Vovô chegava gritando da rua: “Tô com foooome!” Parecia um gato miando, vovó ficava louca. Vovô ia pro banheiro coçar a garganta e fazia uns barulhos estranhos, tão altos, que se ouvia da sala, parecia um gato engasgado. Vovô não gostava de blazers, de roupas sociais, sequer gostava de camisa, parecia um gato fugindo da roupa. Vovô amava à música e sonhava em ser cantor, mas cantava mal como um gato desafinado. Vovô repetia sempre as mesmas histórias, como um gato repete a rotina. Vovô gostava da rua, para segurá-lo, só com redes nas portas e nas janelas. Vovô gostava de carinho e de descansar no sofá. Vovô morreu no domingo, pois sabia que domingo é dia de dormir.

Vovô Leandro 4 de janeiro de 1957 a 29 de setembro de 2013

O compositor do Coçar Gatinho, o hino da Gatidade. Ele não foi o músico dos seus sonhos, mas foi o músico dos nossos.


Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

 

Para ler a entrevista do Vovô ao Amigo Não se Compra, clique no link: http://site.amigonaosecompra.com.br/mario-grey-e-o-homem-que-nao-gostava-de-gatos/

1
Vovô amava o Grey e lia todos os dias o meu blog.
2
Vovô era feliz e o Grey era também (às vezes)
3
Vovô ensinava o Grey a lutar UFCat
4
…o Grey quase sempre pedia.
5
Vovô amava os domingos, pois domingo é dia de dormir.

64 comentários em “Domingo é dia de dormir

  1. Eu sinto muito……
    Muito mesmo….
    Minhas lágrimas agora não servem pra confortar, mas insistem em descer.
    Sinto muito, muito mesmo.
    🙁

    • Com o texto já fiquei com um nó na garganta e agora após ler tantos comentários bonitos e de conforto chorei!
      Como a Bia disse, a vida dessa família já faz parte da nossa e a perda de um membro é sempre triste para todos 🙁

  2. ah Borginho, que dó, meu vovô morreu no ano passado. espero q sua família esteja bem, dê um beijo nos seus pais por mim! Manu e Vinicius FORÇA!!!

  3. Nossos sentimentos Borges. À sua família, em especial à sua mamãe e vovó que elas tenham serenidade nesse momento de dor humana. Por que o seu vovô, esse já está ótimo, virou estrelinha e vai coçar muito gatinho aonde quer que ele esteja. Beijos da tia Chris, do Taco e da Olive.

  4. Poxa, Borginho, que triste… 🙁
    Que o vovô descanse em paz.
    Meus sinceros sentimentos à toda família.
    Nossos ronrons pra vcs.

  5. A Borginho, é muito triste perder uma pessoa tão querida. Lindo o seu texto em homenagem ao seu avô. Meus pêsames a sua mamãe, a você, a Christie, e ao seu pai. Que Deus os console. Lindas as fotos do Grey com o seu avô. Coçar gatinho vai ser sempre um hino para a gatidade. Um beijo carinhoso em todos vocês.

  6. Borginho, Cristinha, vocês tem um ao outro, o Grey perdeu seu melhor amigo. Quem tinha um melhor amigo tão legal quanto vovô, só pode ser legal também! Pode ser a hora de ficarem amigos, hein?
    E sinto muito pelo vovô, minha mãe morreu fazem 4 meses, ainda estou aprendendo a viver sem essa pessoa que existiu por toda minha vida até agora. Um abraço grande no papai e mamãe e um especial prá vovó. Lambeijos.

  7. Poxa, Borginho, sinto muitíssimo. 🙁
    Um abraço apertado para você, sua mamãe, Mário e todos aí, fiquem bem.

  8. ah Borginho, os domingos são mesmo para dormir e refletir…

    As abas abertas aqui ao lado da do seu blog tentam me fazer entender a morte, a doença e todo o processo doloroso pelo qual tb estamos passando aqui em casa.
    Meu gatinho tb está perdendo um avó, que por mais que não gostasse muito de gatos por perto,é pai do papai, que está sofrendo horrores nessa fase difícil.

    E eis que me deparo com esse texto e as lágrimas que até agora se continham rolam soltas, enquanto acaricio meu gatinho Listra e penso no quanto vcs felinos são importantes para nós humanos nesses momentos.
    Sentar em silêncio e acariciar calmamente um gatinho faz milagres nessa sensação de dor e desamparo que passamos quando perdemos alguém especial.
    Vovô Leandro sabia mesmo das coisas, “coçar gatinho é muito bom”, acalma e mantém dentro de nós a certeza de que a vida é dura,mas tem sempre seu lado macio e quentinho.

    um beijinho,força e luz para toda a família,da qual todos nós seus fãs sentimos fazer parte.

  9. Nossa família está sentida pela passagem do vovô Leandro… temos certeza que ele já virou uma grande estrela lá no céu, bem no meio dos gatinhos-estrelinhas que sabemos que ele amou.
    Recebam o nosso carinho nessa hora.

    Frufru, Fifi e Linda.

  10. Triste! Triste com vcs neste momento. Vcs que se tornaram um pouco a nossa família! Mta força! Nossos sinceros sentimentos… Boris, Pandora, Jorge, Joaquim, Jose Emílio e Nana.

  11. Que tristeza sinto agora! Nossa, que Deus possa confortar todos vcs nesse momento tao dificil. São Chiquinho o elegeu seu ajudante, tendo a incumbência de coçar os gatinhos lá do céu. Beijos no coraçao de todos.

  12. Eu sinto muito, meu amor!!!!
    Vovô agora está perto de Papai do Céu!
    Que Ele dê forças à todos vcs.
    Lambeijos da tia e dos seus primos Bia, Mimosa, Fred, João, Pitôco, Pandora, Luther e Caolha.

  13. Puxa , Borginho, diga à mamãe e à vovó, que a gente daqui sente muito mesmo pq sabemos que elas estão muito tristes e vai levar um bom tempo prá essa dor passar. Ainda bem que elas tem vcs aí prá se distraírem um pouco, e pra dar um carinho, um miminho que elas vão precisar. Mas se lembre do Gray, que ele tb deve sentir falta do papai dele e tb precisa de companha e carinho, viu? Força à todos aí, que Deus os abençoe com seu Amor e Paz.

  14. Meus sentimentos à família. Muita força a todos, que Deus os conforte.
    Vovô Leandro está eternizado em suas lindas composições.
    “A barriga do gatinho é bonitinha, ela é inchada, é verme, é cocô, é comidinha, mas é muito amada.”

  15. Sinto muito, mesmo…. até porque ele era ainda relativamente jovem, com muita produção a ser feita… Mas Deus sabe o que faz…
    Paz pra vcs, amigos felinos e humanos, paz pra ele…

  16. Meus sentimentos Borginho q Deus dê muitas forças p sua mamãe, vovó e toda família q esta sofrendo nesse momento c essa perda, q todos possam suportar essa imensa dor, q Deus conforte a todos vcs, q o vovô va em paz e q receba muita luz,conforte o tio Gray pois ele deve esta sofrendo muito tamb, lambeijos e meus sentimentos.

  17. queridos Borginho e Cristinha!!!sinto muito pelo seu amado Vovô!!!ele virou uma estrela, muito linda e brilhante e sempre estará lá brilhando para vocês!!é momento de cuidarem da mamãe, dar muito amor e carinho, pois ela precisa muito do apoio de vocês, assim como o Grey e a Vovó!!!está mais que na hora de se tornar amigo do Tio Grey, vocês tem tudo para ser grandes amigos!o tempo vai passar, a dor vai amenizar; mas as saudades do vovô vai permanecer sempre nos seus corações, pois os avós são os nossos pais com açúcar!!!quando eles se vão deixam doces e eternas lembranças em nossos corações!!beijos e lambeijos para todos vocês!

  18. Borginho, Christie e Grey… Eu sei bem como vcs estão se sentindo, perdi meu pai há 5 meses, e meu gato Tom acabou perdendo seu dono, e saibam ele sente falta, nunca foi mais um gato ativo, alegre… Comprei agora uns ratinhos de feltro recheados com catnip pra ver se ele se anima um pouco! Meus sentimentos à vocês gatos e humanos!

  19. Borginho… ser fã é algo muito incrível. Vc e sua família passaram a fazer parte de nossas vidas. De verdade! Nada virtual.
    Temos vivenciado isso. Nos bons momentos e nos nem tanto… Assim q comecei a ler o “Domingo é dia de dormir”, estranhando o horário, as lágrimas simplesmente vieram… Suas palavras encaixam com perfeição, como num quebra-cabeça de mil peças… daquelas bem miudinhas…
    Recebam meu carinho, meus mais profundos sentimentos. Vc e sua família fazem parte da vida de cada fã. Contem conosco e com nosso amor… <3 Bjos meus e da Tapioca <3

  20. Poooxa : (
    Lamento muito por toda a família, ele se foi tão cedo !
    Que todos tenham força para superar e que Grey fique bem.
    Forte abraço

  21. Borginho,

    Doeu dentro da minha alma esta notícia. Como se fosse algum parente ou amigo meu. Não tenho como dizer q sei o q vcs estão sentindo, pq nunca é igual.
    Que neste momento o nosso Senhor Jesus esteja abraçando toda a família de vcs!
    Por favor, de um abraço bem apertado na mamãe e no tio Gray.

  22. Emanoelle Farias, eu sinto muito, muito mesmo por sua perda . Vinicius, Borges, Christie, Grey e principalmente a vovó, que perdeu seu companheiro, meus mais sinceros sentimentos.
    Perdi meu papys em 98, ele também era divertido e gateiro, ele era o pai da Fifi.
    Minha mamys foi embora em 2011.
    Os baques são fortes.
    Desejo a todos vocês muita força, paz, paciência, coragem e esperança em dias melhores para lidar com a saudade que fica.
    Um forte Abraço ,
    Rosane Malavazzi

  23. Borginho,

    Deus reserve ao vovô em um lugar especial do céu, para ele coçar todos os gatinhos do céu.

    Jaqueline S.

  24. MUITO TRISTE 🙁 , MAS TENHO CERTESA DEQUE ONDE O VOVÔ BORGES ESTIVER , ELE ESTARÁ BEM E SEMPRE OLHANDO POR VOCÊS … MEUS MAIS SINCEROS SENTIMENTOS…

  25. Venho compartilhar tudo o que já foi dito aqui de palavras de conforto para todos vcs, estou vivendo esse momento de luto também, perdi meu marido tem 2 meses e a saudade dói muito…os nossos bichinhos é a nossa alegria para diminuir a tristeza.
    Seu vôzinho já foi recebido com muito carinho e estará de lá olhando por todos daqui e que Deus conforte o coração de toda a sua família para passar por esse momento tão difícil.
    Meus sinceros sentimentos.

  26. Sinto MUITO… 🙁
    “A Dor um dia se transforma em SAUDADE, e Ela se fara presente, SEMPRE!”
    Que Deus Lhes de paz e Conforto.
    Um Grande beijo e um Abraço fraterno…
    Flavia Ribeiro.

  27. Nossa Borges nem acreditei quando li, infelizmente nessas horas não tem muito o que dizer só queria que vc desse um abraço muito, mais muito forte mesmo na sua mamãe, na vovó, no seu tio humano e no tio Grey, faz isso por mim??
    Eu também perdi meu pai, eu tinha 8 anos, e é complicado mas com o tempo vc aprende a viver com a saudade e só restam boas lembranças. Emanoelle o meu mais sincero beijo em seu coração e que vc e toda sua família fiquem bem!!

  28. Borginho e Cristinha, hora triste essa… hora de apoiar papai, mamãe, vovó e o Grey. Quanto ao vovô, claro que queríamos MUITO que ele ficasse nesse plano conosco. Mas sabe Borges, você já viu que tem um monte de humanos malvadinhos? E por isso, a cada dia, muitos gatinhos que não tem um lar aqui na terra partem para o céu dos gatinhos como lindas estrelinhas e lá eles precisam de alguém pra “coçar gatinho”….. e o vovô é craque nisso, né???
    Lambeijos da tia Sandra e da Skyler…..

  29. Borges, li seu post sobre o vovô. Espero que todos, principalmente a mamãe e a vovó se confortem nessa hora difícil… Muitos lambeijos em todos.

  30. Nossa Borginho eu tô aqui depois de 10 minutos nesse texto sem parar de chorar, sinceramente não sou a pessoa adequada para falar algo que venha ajudar de alguma forma, pois ainda não sei lidar com a morte.
    A única coisa que posso desejar para a família é muito amor.

    Nossa estou muito triste.

  31. Sentimos muito, muito mesmo, espero que vc Borginho e todos da sua família (principalmente sua vovó e sua mamis) sintam todo nosso carinho! Um abraço de forte de coração pra superar a dor dessa perda! Que Deus conforte vcs na certeza que ele vai receber o Vovô com carinho no céu!

  32. Meus sentimentos Borguinho e a todos da família, que Deus em sua infinita misericórdia possa confortar seus corações ja passei pelo mesmo e sei que nesta hora sentimos que perdemos nosso chão, mas faz parte da nossa evolução O vovô agora vai continuar a fazer musiquinhas para alegras os peludinhos que virarão estrelinha , Fiquem bem

  33. Sei que meras palavras jamais poderiam expressar a dor da perda. Somente quem já sentiu pode ter a real dimensão de quanto dói. Essa dor pode ser amenizada, é verdade. Mas sempre estará em um cantinho do nosso coração, em um lugar bem especial! Uma vez vi uma frase muito linda que, infelizmente, não lembro o autor, mas, reflete bem essa dor indescritível: ” A alegria de saber que você existe dentro do meu coração, faz-me forte para suportar a tristeza de sua ausência!”

  34. Borginho,
    Eu e meus filhos felinos sentimos muito pela perda. Dê uma trégua ao Grey e vá lá fazer um carinho nele, ele vai ficar feliz com o seu gesto, Dê tb um lambeijinho na sua mamãe.
    Sintam-se todos abraçados por mim, pela Nina e pelo Zulu.
    Fiquem com Deus. Força!

  35. Us gatinho-anzinho tá tudu filiz lá nu céu, causu qui agola u vovozinho tá lá, cantanu i cossanu as baliguinha delis tudu. Um dia ieli vai cossá as nossa tumém i agola vai ficá zuntinhu du Deus pá ressebê tudus gatinhu qui vai sêgá lá nu céu, cantanu i cossanu ielis tudu. Brilha vovô-istrela i bigada di tê feitu a mais linda musuquinha qui um gatinhu pudia ressebê. Nóis ti ama

  36. Sintimos muito pela perda de voces, eu e minhas filhotas fãs. Nao sei o que dizer num momento desses, só abraço! Entao mando um forte abraco em todos voces e coçada nos gatinhos. Muita força e fé pra voces!

  37. Borginho, Christie, Grey, papai, mamãe e vovó.
    O vovô Leandro tinha a mesma idade do vovô do Yuri, mas Yuri não o conheceu, vocês tiveram 10 anos a mais que nós para curtir o carinho dele, ama-lo, fazer companhia e tudo mais.
    Sei que vocês sentem muito, dói, mas resta depois de um tempo um carinho, uma lembrança boa. Vocês vão contar histórias das coisas que ele fazia e que eram engraçadas.
    Um abraço bem apertado meu e outro do Yuri.

  38. Puxa, só li agora… muito triste, o texto me comoveu muito… Nem sei o q dizer nessas horas, as tias aqui já falaram tantas coisas bonitas, espero que sirvam de conforto p vcs. Recebam o meu mais sincero carinho, principalmente a sua vovó e a sua mamãe.

  39. Para a mamãe e vovó do Borges:
    Meus sentimentos, perdi minha mãe muito nova e sei como dói.. Muita força, fé, espero de coração que fique tudo bem, que você consiga passar por isso. Obrigada por nos fazer felizes com as histórias do seu bebê gato, estou torcendo muito por vocês..
    Beijos

  40. Deus console vocês toda família!Meus sentimentos…como leio todos os dias o blog fiquei muito triste com a notícia.
    FORÇA!!!

  41. Borginho, cuide da mamãe e da vovó pra que elas fiquem bem, na medida do possível. Espero que o tio Mario Grey também fique bem.
    Beijos

  42. Foi depois de assistir esse vídeo que passei a seguir o blog e o face e tudo do Borginho… Sinto muito mesmo. Mas do fundo do meu coração, se foi para parar de sofrer… que assim seja. Agora está lá, bem, com saudades talvez, mas sem sofrer. Meus sinceros sentimentos. Muito chato essa separação que a danada da morte nos impõe. Força e muito amor em família… Consolo e conforto ao coração de vcs todos.

  43. Estive de férias e quando voltei li que o vovô tinha falecido. Triste notícia, irreversível e muito triste fiquei. Espero que toda a família e o Grey recuperem depressa da dor. Fico feliz por o vovó ter tido um gato como amigo, o Mário Grey. Um gatinho especial porque partilhou com ele momentos únicos de aprendizagem da amizade.

Deixar um comentário