Olá, fãs!! Tudo bom?
A tia Vivian, que é minha médica, teve agora uma filhota linda, a Amelie, por conta disso, ela sempre lê coisas relacionadas à maternidade, cuidados de bebê e essas coisas que as mamães leem. Um blog que ela acompanha e que gosta muito é o “Meu dia d mãe”, mas qual foi a surpresa dela quando soube que, infelizmente, a dona do blog perdeu o bebê. Todos nós ficamos muito tristes com a notícia e, nessas horas, muita gente tenta achar culpados. O problema é que a culpa caiu, pra variar, em nós, gatos!
Comunicar requer habilidade. Muitas vezes o erro está na forma como se concebem as ideias e assim são forjados vários preconceitos. Imagina que papai é assaltado por cinco ladrões e que um dos assaltante usa a camisa do Flamengo. Papai pode dizer: “Fui assaltado por cinco ladrões” ou “Fui assaltado por um flamenguista e mais quatro bandidos.” Reparem que o peso que se dá ao fato de a pessoa usar a camisa do Flamengo é totalmente diferente de outras possíveis construções, é como se ela fosse determinante para o assalto. Vimos agora, em fatos recentes, o que ocorreu com o Neymar. Ele foi agredido, fiou de fora da Copa. Isto exige punição e revisão nas regras do futebol e na escalação de árbitros. Porém, muitos torcedores disseram que a culpa do afastamento foi não porque o rival foi violento, desleal ou coisa do tipo, mas porque ele é negro e colombiano. Ou seja, nesta afirmação, está se dando valor não à falta em si, mas à nacionalidade e à cor de pele do jogador, como se um alemão fosse incapaz de tal ato.
Leiam o texto abaixo do blog que visa levar ESCLARECIMENTO às mamães:
“Toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita (de mãe para filho) ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Homens e outros animais também podem hospedar o parasita.”
A frase poderia ser: “encontrada nas fezes de homens e outros animais”. Mas não, reparem que a autora do texto faz questão de culpar, em primeiro plano, a nós gatos e estamos lá em destaque antes de qualquer felino, diga-se de passagem.
Neste outro parágrafo, a autora do texto, pede um apartheid felino, gerando desinformação aos seus leitores:
“A gestante não deve apresentar contato com gatos durante a gestação. Mesmo os que os gatos sejam da gestante a mesma deve se afastar (moradia diferentes) durante a gestação. A transmissão por gatos da toxoplasmose é uma via comum de transmissão, e o gato se contamina rapidamente.”
Isso não é verdade. Muitas das minhas leitoras tiveram filhos humanos mantendo seus filhos felinos em casa. A ideia estimula o abandono de animais e deveria ser revista pela sua escritora.
Por isso, fãs. Não deem atenção a qualquer coisa que leem na internet. Levem informação, visem se certificar se o autor é um profissional especializado ou se é qualquer pessoa que escreve no calor de suas emoções. Lamentamos muito pela perda do bebê, mas lamento também pelos milhares de gatinhos que são abandonados e maltratados diariamente.
Fiquem com o texto da tia Vivian, pois esta sim é uma pessoa autorizada a falar do assunto: http://www.borgesogato.com/dica-de-cuidado-3-sobre-a-toxoplasmose-com-a-tia-vivian/
Depois entrem aqui e levem a informação correta para esta tia que deve estar muito triste, mas não tem motivo para nos culpar: http://meudiadmae.com.br/?p=9641
Um ronrom para todos.
Lambeijos.
Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

Lindas mamães que sabem unir filhotes humanos e felinos:
Um absurdo um blogueiro escrever qlqr coisa sem se informar corretamente, comentendo uns dos piores erros a alienação das pessoas…deixei minha indignação no blog relacionado
Não tive filhos e não os tereis mais. No entanto, na casa dos meus pais sempre teve gatos, e olha que antigamente não tinha essa coisa de gato só dentro de casa. Eles iam pra tudo quanto era lugar. Meus pais nunca tiveram a doença, meus irmãos não tiveram a doença, eu nunca tive, nem traço aparece nos exames, e sempre vivi com gatos. No entanto, já não como qualquer tipo de carne há vários anos. Recentemente, em minha cidade, algumas pessoas foram contaminadas, nenhuma tinha gato em casa, mas todas foram na mesma churrascaria. Isso os meios de comunicação omitem.
Muito triste tudo isso…
Tanto a perda de um bebê quanto a ignorância das pessoas e o preconceito contra os gatos.
🙁
Toxoplasmose, alergias e haja doença pra culpar o gato…eu mesma, quando levei meu filho humano a um alergista, tempos atrás, recebi o veredito do médico: “com gato em casa nem começo o tratamento…”. Então tá, né? Não começamos o tratamento. Agora, imagina se é um médico do SUS, a pessoa não tem como mudar de médico e fica sendo massacrada e responsabilizada pela doença todo o tempo? Pra atacar o gato, surgem vizinhos e parentes de todo lado, se a pessoa não estiver bem orientada e muito segura (e como tem esse tipo de caso!) os pobres gatinhos vão mesmo para a rua, infelizmente. Isso quando não é alguém de dentro da própria casa que queria apenas um motivo pra se livrar do bichano e aproveita a deixa. É muito necessário divulgar ao máximo esses esclarecimentos!!! e sempre voltar ao tema, como fazem os inimigos dos gatos!