capa

O escritor é aquele que lê

Fãs,

Bobagem a língua. “O escritor é aquele que escreve”. Bobagem. O escritor é aquilo que lê. Não lesse, não seria escritor.O que mais vejo são escritores, milhares, centenas de milhares que só escrevem e não leem nada. Fadada está toda literatura humana ao fracasso, pois os humanos só querem escrever: escrevem para desabafar, para a fama, para ganhar dinheiro, por inspiração que seja. Escrevem montões de bobagens em sua maioria. Por isso que vem a literatura felina. Os gatos leem, quase todos. Mas não escrevem, pois ler é melhor que escrever. Escrever é um risco, degeneração humana.

Em minha Biblioteca de Babel, li muito, li tudo que podia. No castelo do Grey pouco leio, não há livros aqui. Leio um ou outro texto no computador, umas bulas de remédios neurológicos de meu pai e de viagras de meu avô, umas receitas dos livros da vovó. Passei, então, a ler meu fã clube. Divirto-me ao ler meus leitores. Eles são quixotescos, não possuem mais escrúpulos racionais, estão totalmente entregues às paixões. Ficam ali comentando meus textos, ressuscitando palavras antigas como se falassem de um Machado de Assis. Sinto-me um Brás Cubas felino. Talvez eu tire uma das minhas sete vidas pra sê-lo. Aprecio demais a contradição, um escritor que lê seus leitores. Logo seus leitores escrevem e o leitor lê. Contradição nenhuma, pensando melhor. Assim que deveria sempre ser. Os leitores são escritores, justamente porque leem, o princípio é esse: todo que lê,escreve; pois então somos todos leitores e, por isso, nos aventuramos vez ou outra na escrita.

A verdade é que só leio porque me diverte. Lamento todo aquele que se obriga ler um livro até o fim, abandonei milhares tendo lido a primeira frase. Lembro de um que abandonei na primeira palavra, outro abandonei na primeira letra. Começava com M, não gostei, achei que não combinava com aquele livro, fui ler outro. Infinitos são os livros, mas cada vez mais finitos são os leitores e, atualmente, escolhi ler por prazer o meu fã clube. Lá leio engraçadices de pessoas carinhosas que se uniram para formar a Gatidade. Lá há leitores que leio e que amo ler.

Clique no link para acessar o meu fã-clube e se tornar membro. Ah, eu não o organizo, sequer faço parte dele, eu apenas leio (às vezes). As responsáveis são  Geisa C M Rotta, Rosaamaria de Oliveira, Cristina Santiago Ramos, Rita Matufugi, Glaucia Santos, Rosangela Solon Solon, Becky Garbino e Beatriz Sauerweing. Obrigato a elas e a todos os membros que escrevem carinhos.  https://www.facebook.com/groups/161588437348116/

Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

fã-clube
O fã-clube que minhas fãs (incluindo tias e tios) criaram para debater minha vida e obra.
47
Lendo meus leitores

11 comentários em “O escritor é aquele que lê

  1. O Borginho nos lê às vezes! Que honra! Nosso machado de Assis felino, essa sua fã quixotesca, sem escrúpulo racional algum para falar dos seus ditos e feitos, ficou muito feliz com esse texto. Coisa diliço das tias… ai se eu te pego, ai, ai se eu te pego… kkkk…

    • kkkkk, ai Geisa adorei o comentário..
      Tanto no fã-clube quanto no blog somos todas louquinhas!!
      😉

  2. Que postagem mais fofa!!!! Euzinha, que faço parte desse fã clube lindo, me senti homenageada… Imagina, meu muso e ídolo falando do seu fã clube do qual faço parte !!! Aff , é muito orgulho ♥ 😉

  3. Aiaiai! Nosso amado ídolo nos lendo?!?! Pensei que vc nem tivesse tempo pra passar por lá… Uau! Que honra… Descobri que formamos o “Círculo do Livro “! Vc lê, escreve. Nós lemos vc e escrevemos. Vc nos lê e escreve. Nós lemos e continuamos a escrever – tomara q isso não tenha mesmo fim! Somos nutridos e nutrimos… Qdo era menina, minha mãe comprava livros com muita frequência, do Círculo do livro! Ainda tenho alguns… Era uma alegria escolhê-los no catálogo! Reeditamos o Círculo! Que delícia!

  4. Oi, querido! Que honra saber que você lê nossas estórias, de nossos gatinhos, seus priminhos, e nossos comentários de carinho e admiração por você, pela Christie e até pelo Mário Grey. Receba em palavras nosso amor por vcs e pela Gatidade! Bjs da tia Ro.

  5. Como não se apaixonar por esse felino mais inteligente e fofo do mundo? Impossível… Aqui em casa todas nós te amamos, Borginho!

    Lambeijos da Frufru, da Fifi e da tia Lili.

  6. Ai Borges, vc é o máximo!!!
    Acho tão legal comentar cada texto, dizer o que sentimos ao final da leitura e de certo modo também é um retorno de carinho para vc… Borges escreve, as fãs adoram e comentam, vc lê e se sente bem pelo retorno do carinho que temos com vc….
    Titia não tem face, mas estou sendo quase obrigada a fazer, mas adoro conversar pelo blog..Também troco e-mails com a tia Ethel e a Rita.
    Obrigada por icentiver cada vez mais esse contato com os fãs..s2

    Lindinho da tia,lambeijos no nariz

Deixar um comentário