636

O pequeno Rubem Alves

“Para isto caminhamos a vida inteira: para chegarmos ao lugar de onde partirmos. E, quando chegamos, é a surpresa. É como se nunca tivéssemos visto.” (Rubem Alves)

Rubem Alves foi um escritor menor. Rubem Alves foi um educador menor. Rubem Alves foi um teólogo menor. Rubem Alves foi um filósofo menor. Peça para que um amante de literatura cite um escritor e ele jamais dirá Rubem Alves. Peça para um pedagogo citar um educador e ele encherá a boca com nomes russos, suíços, ingleses, mas não falará Rubem Alves. Peça para um teólogo citar outro e ele falará de Agostinho de Hipona a Jorge Mario Bergoglio, mas não falará do Rubem Alves. Filósofos, então, queimariam os livros do Rubem Alves em praça pública. Justamente por ser tão menor é que amo o Rubem Alves e sua literatura, pedagogia, teologia e filosofia despretensiosas. Rubem Alves fala às crianças, aos jovens, às donas de casa e não aos acadêmicos. Rubem Alves pode ser lido durante o almoço, sentado no sofá com os amigos, ouvindo música. Rubem Alves é um entretenimento entre os blocos de um seriado ou da novela. Rubem Alves morreu hoje. Não choveu por aqui. Ninguém na rua estava triste. A lua saiu, normalmente, de noite. Exatamente como ele queria.

Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

635

636

637


638

7 comentários em “O pequeno Rubem Alves

  1. Justamente por isso escrevi um texto no meu outro blog, aquele que não é dos felinos, falando sobre as pérolas que foram geradas com a sua partida. Eu chorei quando soube, fiquei muito triste, mas não andei pela rua.
    Rubem Alves era das pessoas normais. O filósofo, o teólogo, o educador e escritor das pessoas de carne e osso.
    Ele está vivo em sua obra. Para sempre.
    Lindíssimo o texto.
    Beijos querido Borges e fofa Christie!

  2. Rubem Alves foi – e é – poesia pura…
    Essa é a sua essência e é isso que gosto nele.
    Lindo texto, Borginho!

Deixar um comentário