SOS Felino – Caso 3 – A casa abandonada de Vila Valqueire

sos felino

Fãs,

Christie e eu recebemos através de nosso e-mail uma denúncia e fomos chamados até a rua Baguari, no bairro de Vila Valqueire, Rio de Janeiro – RJ. Afinal, como a Christie é uma gata detetive, nos convidaram para investigar uma casa abandonada, eu confesso que não estava muito confortável em ir, mas fui pelo bem da Gatidade.

Ao entrar na rua, já vimos alguns gatos andando ao longe. Resolvemos seguir, com nossos olfatos, o cheiro de podre, cheiro de morte, cheiro de medo, e chegamos até o número 165. É uma casa abandonada por gente, mas ocupada por pombos, gatos, insetos e bactérias  que acharam ali um lugar para morar.

Logo de cara, encontramos um gato escama. Christie correu até ele e recebeu um “fuuu’. Ela insistiu:

– Senhor, Escama, somos investigadores, o que se passa aqui?

– Se passa que esta casa não tem lei, não tem sorte, não tem nada que lhes interesse aqui, mas é onde conseguimos sobreviver.

– Mas quem é a dona da casa, seu Escama?

– Era uma senhora que há muito já não vem e acabou perdendo a casa para um senhor invisível, mas muito imponente chamado Abandono.

Não conseguimos entrar na casa, pois existia um cordão de pulgas logo na entrada. O cheiro era forte e se meu olfato não se engana, deve haver animais mortos lá dentro. Há mosquitos infinitos e não sei como os moradores ali ao lado suportam isto. Os pombos olhavam de cara feia, do alto, como se fossem seguranças. Subimos no muro do prédio vizinho e tiramos fotos, vimos uma mãe cheia de filhotinhos e resolvemos descer novamente para a frente da casa, eu com a câmera no pescoço e Christie abrindo caminho. Chegamos perto do jardim e estavam misturados com a terra, com o lixo, com as fezes dos pombos, gatos cegos que miavam tentando conversar com alguma luz que pudesse existir. Eram gatos moles de tão novos, languidos de tão doentes, gatos que mais pareciam ratos, gatos que eram magros como os gravetos caídos no chão. Estarrecidos, Christie e eu nos afastamos para não contrair nada deles e porque chegou sua mãe irritada e os lambeu, lambeu seus olhos doentes como se a lambida pudesse lhes dar alguma visão. E enquanto eles pediam luz, eu pedia, Deus me cega para não poder isto mais ver.

Ass.: Borges, o gato

SE VOCÊ SABE A QUEM RECORRER E COMO AJUDAR ESTES GATOS QUE HABITAM A CASA ABANDONADA DA RUA BAGUARI, POR FAVOR, NÃO DEIXE DE FAZER.

Faça sua denúncia COM FOTOS para borgesogato@hotmail.com

56

57

58

59

60

61

62

63
64

ATENÇÃO:

Depois de irmos lá fazer este texto, moradores nos informaram que pessoas estão jogando chumbinho com comida para eliminar os gatos e que há cadáveres felinos espalhados pelo local. Uma situação horrível e emergencial.

35 comentários em “SOS Felino – Caso 3 – A casa abandonada de Vila Valqueire

  1. Meu Deus Borginho que coisa horrível. Já não basta estarem sozinhos e abandonados, ainda vem gente jogando chumbinho .. Causa mais problemas para os gatos e para os próprios moradores!
    Que Deus ajude, infelizmente moro em Brasília e não conheço ninguém que more no Rio =/
    Boa Sorte para esses lindos gatos.!

  2. Acho que deve entrar em contato com alguma protetora do RJ,ou uma ONG,para irem o mais rápido possível,Borginho…Espero que consigam!

  3. Acho que essa denuncia poderia ser enviada a SEPDA secretaria da Prefeitura que cuida dos animais. Eles tem que tomar alguma providência!

    • Pessoal liguei para a SEPDA RIO nº de protocolo rio-2823592-8, quanto mais gente ligar melhor!! Liguem 1746

  4. Borginho … q tristeza… hj vc me fez chorar… o fato em si, a atitude de vcs. E a descrição? Tão realística e visceral que dói – no corpo e na alma…. Sou de São Paulo. Não vejo como ajudar…. Espero que haja alguma saída pras vidas que ainda restam neste imóvel … bjs pra vcs…

  5. Esses casos são muito tristes e as pessoas, ah… melhor nem comentar sobre a atitude dessas “pessoas”. Mas o que deve ser feito é o que já comentaram anteriormente, denunciar. De preferência para alguma ONG do Rio ou algum protetor, porque a Sepda, pelo que fiquei sabendo, não vai fazer nada a respeito. Boa sorte, beijos 🙁

  6. Uma pena estar tão longe, sou de Porto Velho – Rondônia. Acho que deveriam acionar alguma ONG, ir até a Secretaria responsável e pedir autorização para entrar nessa casa e levar esses bichanos para tratamento em algum local adequado.

  7. Meu Deus,coitadinhos, aqui em Recife hj aconteçeu um caso parecido, mas com um cachorrinho ques estava abandonado em um terreno baldio e trancado com cadeado. Ele estava em um estado de desnutrição bem avançado, quase e não mais e pele e osso. Graças a DEUS fizeram a denuncia e ele foi esgatado. É de chorar viu. Bjs

  8. Borges, abandono de animais é crime. Se a “dona” da casa perdeu para o Sr. Abandono, é este senhor que deve responder pelo crime. Há uma forma de descobrir os responsáveis pelo imóvel e responsabilizá-los pelo estado dos animais, pois é decorrente do abandono. Tb descobrir quem são os “assassinos do chumbinho” junto da vizinhança, mas isso já é mais difícil… a sra. Covardia age na surdina e ninguém quer enfrentá-la… quanto aos seus irmãos e irmãs abandonados, sinto informar q a situação é idêntica em muitas cidades… aqui em Bauru, onde moro, minha mãe é cuidadora (tutora, mãe) de 18 miaus, TODOS abandonados (acho que já disse isso aqui uma vez). Os últimos foram 4 bbs com nem quinze dias de vida… estamos numa briga pois sabemos que a mamãe deles os teve em um empresa vizinha e os funcionários dessa empresa os colocaram na frente da casa da minha mãe. Apesar de existir uma lei e uma delegacia exclusiva que cuida dos casos de maus tratos a animais na cidade, pouco conseguimos fazer… os próprios que deveriam nos ajudar – os agentes da lei – nos desencorajam, dão informações desencontradas, demonstram total falta de interesse. Amo vcs, e estou aqui, falando com um gato, por meio de um humano, como se fosse a coisa mais natural possível, pois gostaria que fosse tão simples assim… conversar com vcs e explicar que não podem confiar em qualquer humano que lhes ofereça comida, que procriar em meio a humanos é perigoso, que humanos não são confiáveis… mas vcs são anjos e anjos pouco sabem de maldades… não sabem identificá-las… vamos contar que mais humanos abram os olhos e vejam a luz, como os filhotinhos doentes. A humanidade está doente como eles, Borges. Não conseguem ver a luz… do amos, do respeito pela vida. Beijos meu lindo… e obrigada pelos bons momentos que este blog nos traz.

    • Susan, a humanidade está mesmo muito doente… Bom conhecer pessoas que pensam e se expressam como vc e a maior parte dos fãs do Borginho! Mesmo q virtualmente. Mas todos nós somos reais! Até o Borginho! Bjs…

  9. Infelizmente essa não é a única casa abandonada ccheia de gatos no valqueire. Na rua tulipas, entre a praça saiqui e o antigo hospital rio de janeiro, tem uma casa há anos cheia de gatos. Mas acho q la tem algumas pessoas q ajudam pois com frequência vejo comida.

    • mariana meu primo é da prefeitura e ele disse que é só informar o numero ou numero ao lado que mandará uma equipe resgatar os animais e notificará os donos.
      se puder tire uma foto dos bichinhos e do local ou me mande um e-mail com o numero ou referencia, espero ter ajudado. chapolinm2012@bol.com.br

  10. Borges, pq vc nao pega esses gatos e os leva no gatil?
    Devem ter veterinarios que possam ajudar e os que estiverem bem sejam doados os que nao estiverem podem ser tratados e depois doados.
    Vc só foi ver e nao fez nada.
    Ajudeos porfavor.

    • Tia, Raquel. Tudo bom? Sabe o jornalista que foi cobrir a guerra do Iraque, ele foi e não fez nada? Sabe o jornalista que cobre a seca do nordeste? Ele não faz nada? Sabe o jornalista que cobre uma enchente, um furacão, a fome, um assassinato, um desabamento, um incêndio? Não faz nada? Perdão, tia Raquel, mas eu sou um gato que acredita que informar é muito. Acredito que a comunicação move as pessoas e traz soluções. Mas, claro, tem sempre espaço para quem acha que informar é nada. O mundo é o espaço da diversidade de pessoas e de opiniões. Lambeijos! =^.^=

      • ALGUÉM JÁ LIGOU PARA O 1746 DA PREFEITURA?? LIGUEM PESSOAS! NÃO FIQUEM SÓ COMENTANDO… SE TODOS LIGAREM A SEPDA RIO IRÁ FAZER ALGUMA COISA, EU JÁ FIZ MINHA LIGAÇÃO E POSTEI O N° DO PROTOCOLO PARA TODOS ACOMPANHAREM, FAÇAM O MESMO! PEDI O NOME DO ATENDENTE (IVAN) E ELE ME GARANTIU QUE A DENÚNCIA SERIA ATENDIDA PELA SECRETARIA, VAMOS TODOS JUNTOS! NÓS TEMOS A FORÇA!!!

    • Raquel cada um ajuda como pode. para que gatil esses animais seriam leva-dos? Se conhece um local que possa receber tantos animais doentes e precisados é maravilhoso, pois nós que cuidamos de animais de rua estamos precisando de um lugar assim já que todos os projetos, ongs e abrigos estão super lotados. Com certeza os pais do Borges não podem abrigar tantos animais assim.. se pudessem abrigar e cuidar tenho certeza que o teriam feito. Se voce pode ajudar de alguma forma, ajude, não cobre e espero dos outros uma ajuda que talvez voce pudesse estar dando. Seja na divulgação, contribuição financeira.. um espaço en casa para um gatinho que seja.. enfim.. Ajude e não julgue.

  11. GALERA, NÓS TEMOS TENDÊNCIA A ACHAR QUE AS PESSOAS TÊM QUE AGIR COMO NÓS, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER QUE CADA UM AJUDA COMO PODE,,,UNS TIRAM FOTOS E POSTAM, OUTROS RESGATAM, OUTROS PAGAM OS TRATAMENTOS, OUTROS DÃO LAR TEMPORÁRIO, OUTROS ADOTAM, OUTROS COMPARTILHAM NA INTERNET, OUTROS APENAS ORAM…MAS O IMPORTANTE DISTO TUDO É A UNIÃO…É QUE CADA UM FAÇA O QUE PUDER E COMO PUDER; ASSIM NÃO PESA PARA NINGUÉM E PODEMOS, JUNTOS, AJUDAR MUITO MAIS….NÃO SE ESQUEÇAM QUE NEM TODOS TEM ESTRUTURA PSICOLÓGICA, FINANCEIRA OU FÍSICA PARA AJUDAR! 😉

  12. Gostaríamos de ajudar…. Não podemos ficar com os animais na nossa clínica, porém nos prontificamos a castrar alguns para serem entregues a adoção.

    • Que bom receber sua ajuda.. Estamos todos preocupados com a situação e cada um fazendo o possível para ajudar. Muito obrigada!!

  13. Eu estava procurando casa em Valqueire e pasei por lá qd vi os gatos, coloquei ração para eles e até tirei fotos para pedir resgate. Lá tem uma com filhotinho que deve ter menos de 1 mes… Qd fui lá dava um total de 4 gatos. Recebi tb uma denuncia no condominio que estão envenenando os gatos.

  14. Borges, eu mandei um email pra vocês mas nao tive resposta.

    Eu preciso saber qual a situação exata e quantos gatos existem ao todo para poder pensar no resgate. Não tenho como ir no local, mas iria pedir que um rapaz que faz resgate fosse, mas para isso tenho que saber a situação exata. Por favor quem puder ir verificar, tem que saber se dentro da casa tem mais, a casa é aberta ou fechada?

    Por favor me informem no email: contato@quatropatinhas.com.br

    Abraços.

    • Tia, Christianne, não recebi nenhum e-mail seu. Acabei de conferir uma vez mais a caixa de correio após sua mensagem aqui.
      Infelizmente, tia. Não tenho a situação exata, o que eu fiz foi ir até o local após receber a denúncia e tirar fotos. Quando fui, os gatos não estavam sendo envenenados, isto soube poucas horas antes de publicar o post através da moradora que fez a denúncia.
      O que posso dizer é:
      – A casa está trancada;
      – Há gatos filhotes e corpos de gatos no local;
      – Os gatos são muito ariscos, não é fácil se aproximar deles;
      – Aparentemente os gatos possuem doenças;
      – As outras informações já estão publicadas neste post.

      Espero que dê tudo certo.
      Lambeijos

  15. Borges, se fosse feita uma vaquinha para ajudar pelo menos os que estão mais doentes, e alguém pudesse oferecer lar temporário até serem doados? Quero muito poder ajudar mas moro em SP. Eu já ajudo alguns cães e gatos por aqui, mas me proponho a tentar contribuir de alguma forma!

  16. Triste demais essa situação.
    Informação leva o caminho para a resolução do problema. Sem saber o que acontece é impossível pessoas tomarem atitude e fazer alguma coisa.

  17. A casa estando trancada dificulta, tem que ver como se poderia retirar os gatos vivos de lá.

    Algum morador de perto dessa rua pode levantar as informações?

    • Falei com um morador, e ele não sebe dizer quem é dono e tb não quer se envolver … A outra casa que bati ninguém me atendeu…

  18. Alguém tem notícias do caso? Recebi um SMS da ouvidoria da SEPDA informando que a minha solicitação RIO-2823592-8 não foi constatada (???) Será que foram mesmo ao local? Alguém sabe dizer?

  19. Pessoal, meu caso é parecido com o deles, sendo que eu é que não tenho onde morar, por eu gostar tanto de animais, não me dou bem com a minha mãe, que não é nada fã. Me separei do meu marido recentemente e estou a procura de um lugar pra morar, estava pensando em fazer usucapião da casa das Tulipas e agora tem essa outra casa aí na rua Baguari, se vocês me ajudarem com os gatos e com a limpeza inicial, será um imenso prazer abrir uma ONG em uma dessas casas abandonadas.

  20. ola gente eu adoro animais tenho os meus também se o imóvel ainda estiver abandonado conto com a ajuda de vcs pra ver se eu consigo ele na prefeitura

Deixar um comentário