Olá, fãs!
Hoje vim apresentar para vocês o projeto lá de São Luís chamado Felinos Urbanos! A sua idealizadora é a tia Otávia Mello.
Vocês podem acompanhá-lo através da fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/felinosurbanos.slz?fref=ts e ajudar comprando seus produtos ou fazendo doações.
Passo a palavra para a tia Otávia, que vai contar um pouquinho dele pra gente:
—–
O Projeto Felinos Urbanos atua desde setembro de 2011 na cidade de São Luís, utilizando-se da técnica de CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO e DEVOLUÇÃO para controle populacional de gatos ferais, ariscos e abandonados nas ruas de São Luís, além de oferecer castração gratuita ou a baixo custo para famílias carentes.
Os animais capturados são levados para a clínica veterinária onde passam por um protocolo cirúrgico diferenciado, com incisão minimamente invasiva e fio cirúrgico absorvível para as fêmeas e medicação de amplo espectro para machos e fêmeas, que possibilita uma recuperação cirúrgica mais rápida e devolução destes animais a seus locais de origem, no período de 24 h após a captura. Os animais também recebem uma marcação na orelha esquerda, sinalização mundial de gatos beneficiados pelo C.E.D, para impedir capturas e estresses desnecessários a estes felinos.
Atualmente o Projeto Felinos Urbanos atua em vários bairros da cidade, tendo em sua colônia inicial aproximadamente 80 animais castrados, saudáveis mantidos em focos monitorados, com comida e água disponíveis. O Reviver é uma das maiores colônias, com dezenas de gatos errantes em toda a área, resultado da prática de abandono comum e antiga no local, onde adultos, fêmeas prenhes e filhotes são abandonados à própria sorte, reproduzindo e sobrevivendo no local. As mesmas características de ponto de abandono podem ser observadas no campus da Universidade Federal do Maranhão, onde as famílias carentes ao redor, por anos, abandonam animais nos prédios da instituição de ensino, que, além de se reproduzirem desenfreadamente, ainda são vitimas de maus-tratos. Desde o inicio do projeto já são 360 animais castrados.
A castração em massa destes animais de rua, além do impacto imediato de controle populacional, também oferece uma melhor qualidade de vida a estes gatos, já que, sem a ação dos hormônios e necessidade de reprodução, tanto em machos quanto fêmeas evitam atropelamentos, ferimentos e fraturas causados por brigas pela reprodução e até mesmo doenças incuráveis como Aids e Leucemia Felina, Peritonite Infecciosa e até mesmo Raiva.
Gatos castrados se tornam mais saudáveis e por serem territoriais, impedem que animais não-castrados se alojem no local, aumentando a população. Também se tornam vizinhos melhores, sem barulhos de briga e demarcação de território por urina.
Em janeiro de 2013, o Projeto Felinos Urbanos ampliou sua área de atuação, para também oferecer vacinação anti-rábica para todos os animais beneficiados pelo projeto, com vacinas importadas e éticas (aplicadas por médicos veterinários ), agora também sendo um grupo de CAPTURA, ESTERILIZAÇÃO, VACINAÇÃO e DEVOLUÇÃO do Brasil, aos moldes de grandes instituições ao redor do mundo.
O C.E.D já é uma realidade em vários países do mundo, onde protetores e associações recebem fundos do governo para a execução de suas atividades, com clinicas e hospitais destinados somente para o atendimento destes animais capturados. Em São Luís, o Projeto Felinos Urbanos sobrevive de doações, venda de produtos em sua loja online e recursos de seus membros e simpatizantes à causa. Conta com 4000 mil curtidores da pagina e é conhecido no Brasil inteiro pelas suas ações.
Idealizadora do Projeto Felinos Urbanos