329

Um gato e seus nomes

Fãs,

Tomem um gato pelo que aparenta ser: um casaco de pele, com orelhas, olhos brilhantes, bigodes alongados, nariz gelado. Pegue a palavra: GA-TO, CAT, CHAT. E me digam o quanto ela empobrece a imagem. Pois chamam a mim gato, ao ladrão, ao furto de luz, ao jogador de futebol que é mais velho do que a idade declarada. Todos gatos, empobrecidos pelo termo. Penso qual será o nome que Deus deu ao gato quando disse: “Haja gato!” Provavelmente não disse gato, disse outro nome que só Deus sabe. Depois, dizem as mitologias, que Adão denominou todos os animais, aí deu algum nome em alguma língua que não sei qual é. E vim a ser gato, como o ladrão, o jogador de futebol, empobrecido pelo nome. Talvez alguém tivesse falado phynom, truplax, salinto, qualquer outro nome desses, ao invés de gato, a história tivesse sido outra. Mas falaram justamente gato. Depois veio meu pai e me disse Borges e a vizinha “desgraçado que só quer saber de miar”, a tia disse “fofinhozinho da titia” e assim vão me dando nomes, mas todos eles não chegam a dar conta do que sou, muito além de um casaco de pele, com orelhas, olhos brilhantes, bigodes alongados, nariz gelado. Algo inominável, indizível, misterioso, o nome que Deus pronunciou na hora da criação que nunca vou saber qual foi, se é que foi.

Ass.: Borges, o gato – @borgesogato

329

9 comentários em “Um gato e seus nomes

  1. Para mim gato significa: perfeição da naturezae não importam os pejorativos pois quem denigre o gato é porque é um ser insensível, incapaz de amar sem dominar e que não aceita que outro animal seja capaz de ser independente e não se sujeitar aos seus desmandos fúteis e egoístas 😉

  2. Borginho, já assistiu ao musical Cats????? Tem um parte que só fala de nomes de gatos. Lá fala sobre o nome que a família lhes dá, nomes sociais e um nome secreto que todo gato tem mas só ele conhece. Qual é o seu, hein??? =)

  3. Borginho que reflexão profunda! Como as meninas ja disseram e eu concordo, gatos são desconhecido pela humanidade ainda, por isso seu nome gato é associado a tantas coisas. Eu tbm acho que o gato é o apice da pefeição, só um gato maltrado pode ser feio, mas não pq ele quer mas a vida o deixou assim, pois caso contrario todo o gato é lindo e cheio de classe, sempre pronto para uma foto, charmoso!!!! Ahhh os gatos cmo não ama-los!!!! Vi um video do Instituto Nina Rosa sobre os gatos, que o Borginho ja colocou na dica cultural que não esqueço,a frase é assim:
    Deus fez o gato para que o homem tivesse o prazer de acariciar o tigre!!!

  4. Borginho, nome? Uma coisa tão humana… Mais importante é o seu verdadeiro nome, esse aí que a tia Sueli falou, o que é só seu e que só você conhece!!! Quem se importa com um nome se gatos são seres tão perfeitos, tão maravilhosos e tão magníficos? São mesmo inomináveis!!!!!

  5. Borges se há algo no planeta que seja realmente a semelhança de Deus, então são os Gatos! Vocês são perfeitos! São a beleza e graça em sua totalidade! Gato, também é usado para elogio! Quanto ao nome dado em cada região do mundo pra vocês, isso realmente não importa!Pra mim, o nome de vocês é perfeição! rsrsrsr bjs!

  6. Gatos realmente são a perfeição!
    Estava pensando um pouco nesse assunto, porque aqui em casa os gatinhos são chamados por vários apelidos… tanto que nunca respondem ao seu próprio nome. 🙂
    A Luna é a campeã: menina, toco, toquinho, pequena, peluda, papagaio de pirata… 😀

Deixar um comentário